Autor: Agatha Christie
Título Original: Peril at End House (1932)
Editora: RBA Coleccionables
Páginas: 215
ISBN: 9788447359141
Tradutor: Isabel Alves
Origem: Comprado
Opinião: Já me vão começando a faltar ideias (e elogios!) para falar dos livros de Agatha Christie. Até à data, li 19 dos seus livros e só um deles (O Cão da Morte, um livro de contos de cariz sobrenatural/thriller) é que me desiludiu; todos os outros, na esmagadora maioria policiais, foram leituras no mínimo interessantes. Partir para mais um livro desta autora é ter quase a certeza, à partida, que vou passar um bom bocado. Apesar da fórmula que a tornou conhecida, raramente falha em surpreender e cativar o leitor, e é por isso que volto aos seus livros uma e outra vez e não me parece que vá desistir tão cedo.
Perigo na Casa do Fundo vai encontrar Hercule Poirot e o seu companheiro de aventuras Hastings na localidade de St. Loo, conhecida pelas suas estâncias de férias. É lá que travam conhecimento com a jovem Nick Buckley e ficam a par das ocasiões recentes em que escapou à morte. Poirot percebe que a jovem está em perigo e inicia assim uma investigação que tem como objetivo descobrir por que motivos quereriam eliminar Nick e, consequentemente, impedir que o potencial assassino consiga os seus intentos.
Como é habitual, vários suspeitos aparecem, todos com motivos mais ou menos fortes para querer que Nick desapareça, e Agatha Christie dá cartas e volta a baralhá-las, fazendo com que o leitor muito dificilmente consiga descortinar a resolução do caso. Desta vez, achei que houve algum exagero nas voltas e reviravoltas que o mistério dá e o final foi um pouco teatral, mas ainda assim foi um livro que dificilmente consegui pousar e que cumpriu bem os objetivos a que se propunha. Mais uma boa leitura.
Classificação: 3/5 – OK