Home / Das palavras às imagens / Das Palavras às Imagens (29)

Das Palavras às Imagens (29)

ea36bba1dad46d60b9aacbe83f0a64f9

Quem Quer Ser Bilionário? foi um livro que gostei de ler, mas que, como tive oportunidade de referir na minha opinião, não me impressionou particularmente. Contudo, o filme que adapta o livro, de 2008, foi bastante premiado e sempre me despertou interesse, pelo que decidi vê-lo.

 

Eu diria que o filme é mais um “baseado em” do que uma “adaptação”, tal é a quantidade de coisas que foram alteradas: começando pelo nome do protagonista (Ram passa a Jamal), passando pela relação entre o protagonista e Salim (no livro são amigos, no filme irmãos), e terminando na estrutura da narrativa. Contudo, a essência do livro – um rapaz humilde que participa e ganha o concurso Quem Quer Ser Milionário, enquanto vamos assistindo à sua vida difícil – mantém-se.

 

Muito sinceramente, e mesmo tendo em conta as diferenças entre a forma como as histórias se contam em livros e filmes, gostei mais do filme. Fiquei muito impressionada com o início do filme, em que são mostradas as condições terríveis em que Jamal e as outras crianças pobres viviam, sendo muitas delas lançadas num mundo de adultos, órfãs, tendo de sujeitar-se a muitas vicissitudes para sobreviver. Não sei se o retrato é fiel ou não à realidade, mas a verdade é que é quase impossível não nos sentirmos afetados pelo que estamos a ver.

 

De resto, acho que várias das alterações que os argumentistas fizeram resultaram numa história mais emotiva, que torna as personagens menos distantes. Aqui temos menos personagens, mas com histórias mais bem desenvolvidas e cativantes. Adorei a interpretação de Dev Patel no papel de Jamal, que consegue transmitir à personagem as doses necessárias de inocência e resiliência. É um filme sobre amizade, amor, esperança, pobreza e dificuldades que fica na memória de quem o vê. Pelo menos ficou na minha.


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.