Autor: Robin Hobb
Ano de Publicação: 2013
Série: Rain Wild Chronicles #4 | Realms of the Elderlings #13
Páginas: 545
Origem: Aquisição pessoal
As they forge ever-deeper into uncharted wilderness, starvation, flashfloods, and predators imperil them all. But as dragons and humans alike soon learn, the most savage threats come from within their own company…
Opinião: Blood of Dragons é o 4.º e último volume da série “Rainwild Chronicles” e apresenta, finalmente, o desenlace de todas as situações que temos vindo a acompanhar nos volumes anteriores.
Penso não valer a pena entrar em grandes detalhes quanto ao enredo deste livro, por isso vou tentar fazer uma apreciação geral do livro e da série que encerra. O ritmo e o nível de interesse que suscita estão bastante ao nível dos livros anteriores, nem melhor nem pior. É basicamente um livro que ata algumas pontas soltas relativamente a várias questões relacionadas com os dragões e que também acaba por dar um final a várias situações de perigo em que algumas personagens se encontravam.
Esperava sinceramente um pouco mais deste volume final. Não há propriamente voltas e reviravoltas, revelações surpreendentes ou destinos inesperados. As coisas alinham-se de uma forma mais ou menos esperada e alguns acontecimentos acabam por pecar por ser pouco desenvolvidos (notoriamente a incursão dos dragões a Chalced). A maioria das personagens continua cativante, com exceção de Thymara que, na minha opinião, acaba por sofrer um pouco com o triângulo amoroso em que se vê envolvida.
A leitura de um livro da Robin Hobb, uma das minhas escritoras favoritas, vem sempre carregada de altas expectativas. Quando elas não são completamente atingidas, fica a sensação de alguma desilusão. Foi este o caso com este livro. Há coisas muito boas aqui, como a escrita e a caracterização das personagens, bem como a relação entre elas. Mas a nível de enredo, penso que existem algumas coisas que poderiam ter sido mais bem conseguidas.
De um modo geral, é uma boa série, que julgo que os fãs da autora irão apreciar. Contudo, não é certamente a melhor dela.
Classificação: 3/5 – Gostei