Home / Booking Through Thursday / [Booking Through Thursday] Descobertas na Escola

[Booking Through Thursday] Descobertas na Escola

Todos lemos muitas coisas diferentes na escola – algumas gostámos, outras não. Existem autores de que aprendeste a gostar porque te foram apresentados na escola? Ou ao contrário: existe algum que odeies porque foste forçada a lê-lo? Alguma vez voltaste a tentar?

 

Não posso dizer que as leituras obrigatórias na escola me trouxeram algum autor preferido/odiado. Li “Os Maias” no 11.º ano e gostei, apesar de não ter adorado e de, na altura, estar longe de ter capacidade para apreciar essa obra em todas a sua plenitude. No 12.º ano li “Aparição” de Vergílio Ferreira e não gostei. É verdade que essa experiência menos positiva me tem impedido de voltar a ler outra coisa do autor, ou mesmo a reler o “Aparição”, mas é algo que pretendo fazer um dia. “Os Maias” já reli e adorei. De resto: Gil Vicente, Camões, Fernando Pessoa, Luís de Sttau Monteiro ou Padre António Vieira foram autores que estudei na escola mas de quem nunca li mais nada para além do que foi lecionado (com exceção de algumas quadras populares de Fernando Pessoa a que achava imensa piada, de um dos volumes da sua obra que andavam lá por casa).


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.