Autor: J.D. Robb
Ano de Publicação: 1998
Série: In Death #7
Páginas: 330
Opinião: Chegou a época natalícia que, ao invés de ser uma altura de paz e amor, traz à tenente Eve Dallas mais um caso de assassínios em série. Desta vez, um homem vestido de Pai Natal toca à campaínha das vítimas para depois cometer crimes de natureza sexual e matá-las. Entretanto, enquanto decorre a investigação – na qual tudo aponta que os homicídios estejam relacionados com uma agência de encontros -, Eve preocupa-se, pela primeira vez na vida, com o Natal e os presentes que terá de comprar (penso que nas descrições da forma como as pessoas encaram o Natal neste mundo futurista a autora poderia ter aproveitado melhor todo o leque de possibilidades tecnológicas).
É um caso policial relativamente interessante, apesar de menos que outros. Repete-se um bocado em relação ao volume anterior não pela natureza dos crimes, mas pelo modus operandi, com vítimas a surgirem umas atrás das outras, enigmas pelo meio e uma luta contra o tempo para parar o assassino. O final também não é algo que ainda não tenhamos visto nesta série.
Mas gostei, como sempre, do desenvolvimento das personagens. Neste livro, a companheira de Eve, Peabody, tem bastante destaque, e a relação entre as duas sofre alguns percalços. Entretanto, Eve continua a lutar contra os demónios do passado, que teimam em persegui-la ainda para mais quando os crimes com os quais tem de lidar facilitam as más recordações.
De um modo geral, uma boa adição à série.
Classificação: 3/5 – Gostei