Home / Top Ten Tuesday / [Top Ten Tuesday] Clássicos Favoritos

[Top Ten Tuesday] Clássicos Favoritos

TTT3W

 

Aqui fica uma lista dos meus 10 clássicos preferidos:

  1. North and South (1855), de Elizabeth Gaskell. Quem segue este blogue há algum tempo conhece o meu fascínio por este clássico vitoriano que deu uma mini-série fantástica na BBC. Adoro tudo: história, escrita, contexto, crítica social e recomendo sem reservas.
  2. Rebecca (1938), de Daphne du Maurier. Um dos melhores livros que li, este thriller psicológico é um livro notável pelo ambiente sufocante e a escrita envolvente.
  3. Mil Novecentos e Oitenta e Quatro (1948), de George Orwell. O livro que me fez apaixonar pelo escritor britânico, nesta que é a mais famosa distopia de todas. Um retrato assustador de uma sociedade hipotética, em que é impossível não imaginarmos como seria se realmente existisse.
  4. As Vinhas da Ira (1936), de John Steinbeck. Um hino à esperança e à dignidade humana, escrita de uma forma genialmente simples.
  5. O Conde de Monte Cristo (1844), de Alexandre Dumas. Já o li há muitos anos, antes de ter blogue, mas recordo com saudade a personagem fantástica de Edmund Dantès, e os temas da justiça, da vingança e do perdão que dominam o livro.
  6. Os Maias (1888), de Eça de Queiroz. Provavelmente o livro mais conhecido deste autor português, reli-o há relativamente pouco tempo e compreendi-o como não tinha compreendido aquando da leitura obrigatória na escola. Fantástico e atual.
  7. Orgulho e Preconceito (1813), de Jane Austen. O livro mais conhecido da famosa autora é um retrato fantástico de usos e costumes do século XIX e uma delícia de se ler.
  8. Lolita (1955), de Vladimir Nabokov. Um livro polémico, de que gostei muito pela ambiguidade moral da história e pela escrita exímia. Excelente para abrir horizontes.
  9. Drácula (1897), de Bram Stoker. O livro que definiu os míticos vampiros e que criou o mais famoso de todos eles. Apesar de achar que tem algumas falhas, é sem dúvida um livro a ler.
  10. Jane Eyre (1847), de Charlotte Brontë. A Charlotte é, sem dúvida, a minha Brontë preferida e este livro conquistou-me pela força da sua personagem principal e pela presença de alguns elementos góticos.

  

Top Ten Tuesday é uma rubrica semanal do The Broke and the Bookish.


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.