Estava a ler este artigo do Book Riot sobre regras pessoais de leitura quando me lembrei que há uns anos, ainda nos primórdios deste blogue, tinha feito uma lista com o que chamei “manias” de leitura. Fui rever o post e gostei de ler o que escrevi na altura, especialmente devido às diferenças que ocorreram no espaço de 5 anos e meio no que respeita aos meus hábitos de leitura. Vamos então fazer uma atualização:
Leio sempre antes de dormir, nem que esteja a morrer de sono e só consiga ler uma página.
Mantenho este hábito. Com a diferença que agora estou a morrer de sono mais vezes.
Normalmente, não leio dois livros ao mesmo tempo, apesar de agora estar a abrir uma excepção para a leitura conjunta que estamos a fazer no fórum.
Atualmente, o que é raro é estar só a ler um livro de cada vez. Isto tem muito a ver com o facto de agora possuir um e-reader, que opto por trazer comigo no dia-a-dia, deixando os livros físicos para ler em casa.
Leio os livros sempre até ao fim, mesmo que estejam a ser extremamente aborrecidos.
Não! De todo. Entretanto percebi que o meu tempo é muito valioso para ser perdido com leituras que não me estão a acrescentar nada.
Faço questão que os meus livros estejam o mais bem cuidados possível… Quando ando a ler um que esteja na versão paperback até me dou ao trabalho de os forrar para não se estragarem quando andam na mala.
Continuo a gostar de ter os meus livros bem cuidados. Deixei de ser tão obcecada com isso, mas continuo a odiar que me devolvam os livros em pior estado do que estavam antes de ser emprestados (mas suponho que mesmo assim é melhor do que não os reaver de todo).
Não escrevo nem sublinho os livros (a não ser que sejam livros técnicos).
Mantenho o que disse. Não gosto de escrever ou sublinhar nos meus livros.
Acho óptima a ideia de ir anotando frases marcantes dos livros, mas raramente tenho paciência para o fazer.
Nem o facto de ter um e-reader alterou a minha preguiça em guardar citações de livros.
Gosto de arrumar os livros por autor e género (apesar de isso ser muito complicado de momento, devido à falta de espaço).
Há algum tempo, decidi usar como principal critério de arrumação de livros a editora. Como funcionou bem, é esse o critério que mantenho.
Tenho um excel com os livros que tenho, com a descriminação dos que estão lidos e dos que estão por ler (a título de curiosidade, neste momento são 144).
Tive de me rir quando vi aquele 144 😀 Deixei o excel de lado porque o Goodreads faz atualmente tudo o que necessito para manter um registo da minha biblioteca e das minhas leituras.
Entrar numa livraria é um exercício infinitamente mais agradável do que entrar numa loja de roupa.
SIM!