Home / Booking Through Thursday / [Booking Through Thursday] Melhor ou Favorito

[Booking Through Thursday] Melhor ou Favorito

(Hoje não houve novo Booking Through Thursday no blogue, por isso decidi repescar uma pergunta antiga)

 

“Melhor” e “Favorito” são a mesma coisa? Se alguém te perguntasse “Qual foi o melhor livro que leste?” a resposta seria a mesma do que “Qual é o teu livro preferido?”

 

Não acho, de todo, que as duas palavras tenham o mesmo significado. “Favorito” implica gosto pessoal, algo que retiramos de um livro que só a nós diz respeito. Podemos estar cientes de que objetivamente o livro não é o supra-sumo de uma escrita ou história exímios, mas há ali qualquer coisa que nos cativa, que nos desperta os sentidos, tornando assim a leitura inesquecível. Por outro lado, podemos admitir que lemos um livro com uma prosa exemplar, com tudo no sítio certo, e que ainda assim falha em entrar na nossa prateleira de favoritos. 

 

Consigo facilmente dizer qual é o meu livro favorito – The Lord of the Rings – mas tenho algumas reticências em dizer que foi o melhor que já li. E qual foi o melhor livro que li? Sinceramente, não consigo dizer.


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.