Home / Balanço Mensal / [Balanço Mensal] Abril 2014

[Balanço Mensal] Abril 2014

balanco_mensal

 
Leituras

Bem sei que o mês ainda não terminou, mas como não vou conseguir acabar nenhum dos livros que estou a ler de momento, já consigo fazer o balanço do mês que hoje chega ao fim. Os livros lidos foram:

 

Em termos de quantidade, em abril li menos de metade dos livros que terminei em março. Mas também em número de páginas a coisa ficou pela metade, portanto nem me posso “desculpar” com o facto de ter lido livros mais longos. Se bem que eu já reparei que costumo demorar mais tempo a terminar livros com mais páginas, talvez porque nos mais curtos o fim está mais perto e me esforce mais para lá chegar. De qualquer modo, abril foi um mês com fins-de-semana prolongados, em que a leitura ficou para segundo plano, daí o ritmo mais lento. Também não escolhi livros que me cativassem por aí além, o que não ajudou. O ponto alto do mês em termos de leitura foi o regresso a uma das minhas escritoras favoritas, Robin Hobb, que nunca desilude. Também esteve relacionado com ela um momento particularmente alegre, porque disponibilizaram uma ARC do Fool’s Assassin no NetGalley, pedi acesso e felizmente foi-me dado. Assim, estou atualmente a ler o livro mais esperado do ano, que pensava que só ia ler em agosto, e está a ser muito bom voltar a reencontrar velhos amigos. Quanto às estatísticas:

Total de páginas lidas no mês (sem contos): 1.765
Total de páginas lidas em 2014: 11.199
Média de páginas por livro em 2014: 287
Média de páginas lidas por dia em 2014: 95

 

Aquisições/Empréstimos

O meu pai teria feito anos no passado dia 23, Dia Mundial do Livro. Então decidi comprar, nesse dia, um livro que sei que ele iria gostar de ler – A Segunda Guerra Mundial, de Martin Gilbert; O Segredo do Meu Marido foi uma prenda de mim para mim própria. 

 

DSC_0165

 

E depois fiz anos e estas foram as prendas que recebi:

 

DSC_0162

 

DSC_0163

 

DSC_0164

 

Aquela caixa com as obras completas da Jane Austen é tão bonita como parece e foi uma prenda fantástica, que adorei. As duas edições de colecionador de The Silmarillion e de Unfinished Tales, ambos de J.R.R. Tolkien, vêm fazer companhia às edições semelhantes que já tinha de The Lord of the Rings e de The Hobbit. São edições maravilhosas a nível de material e que valem muito a pena para fãs do autor que tenham algum capital disponível, uma vez que não são nada baratas.

 

Desafios

Monthly Key Word: O livro escolhido para abril foi a antologia Lisboa no Ano 2000, de vários autores portugueses, que ainda não consegui terminar e cuja leitura se vai prolongar para maio.
Mount TBR e TBR Pile Reading: Já li 31 livros a contar para estes desafios. O segundo desafio está completo no final do primeiro quadrimestre do ano (yay!) e o primeiro vai a meio.
Monthly Motif: O mesmo que já disse para o desafio Monthly Key Word.
Ler 75 livros em 2014: Apesar da diminuição do ritmo de leitura em abril, o objetivo está mais do que ao alcance, com grandes probabilidades de ser ultrapassado.

 


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.