Home / 3/5 / [Opinião] Regresso de Sherlock Holmes #1, de Arthur Conan Doyle

[Opinião] Regresso de Sherlock Holmes #1, de Arthur Conan Doyle

6690912Autor: Arthur Conan Doyle
Título Original:
The Adventure of the Solitary Cyclist (1912), The Adventure of the Priory School (1903), The Adventure of Black Peter (1904)
Editora: Global Notícias
Páginas: 96
ISBN: 9789895545674
Tradutor: n.d.
Origem: Comprado

Sinopse: O Regresso de Sherlock Holmes inclui originalmente treze contos de histórias do detective Sherlock Holmes, publicados em 1905. Os contos foram divulgados pela primeira vez na revista Strand Magazine, nos anos de 1903 e 1904. Neste primeiro livro de histórias estão reunidos A Ciclista Solitária, A Escola do Priorado e Pedro Negro.
 

Opinião: Estou a chegar aos últimos livros com contos do Sherlock Holmes que tenho em casa por ler. O Regresso de Sherlock Holmes foi uma coletânea de contos decorridos após a suposta morte do detetive, que nos foi apresentada em “O Problema Final” (incluído nesta coleção no livro Memórias de Sherlock Holmes #1). Abaixo fica um pequeno resumo dos contos incluídos neste livro e, se seguirem o link, podem aceder a uma versão online, em inglês, de cada um.

A Ciclista Solitária – Uma jovem professora de música, orfã de pai, procura Sherlock Holmes para lhe dar contra de estranhas ocorrências que rodeiam as suas deslocações de e para o local onde leciona música. Durante uma parte do percurso, que faz de bicicleta, a jovem é seguida por um desconhecido que, a dada altura, desaparece. Este enredo inclui bastante ação e é interessante, apesar de, na minha opinião, ter um desfecho um pouco previsível.

A Escola do Priorado – Um rapaz herdeiro de uma das maiores fortunas de Inglaterra desaparece do colégio interno onde permanecia e tudo indica que foi pelo próprio pé. O dono do colégio procura Sherlock Holmes, muito preocupado com a sua reputação, em busca de ajuda para resolver o caso. O que começou por me parecer um caso previsível, acabou por ter uma resolução inesperada e interessante. Gostei bastante.

Pedro Negro – Quando esta história se inicia, já Holmes estava a meio da investigação, mas como é Watson o narrador, só quando este último “entra” no caso é que tomamos conhecimento do que se tem passado. Peter Carey, o “Pedro Negro”, é um ex-marinheiro com um feitio muito complicado, que é brutalmente assassinado na cabana onde residia. Um visitante inesperado ao local do crime é a chave para a resolução deste mistério, que sinceramente pouco me cativou.

Mais um bom conjunto de histórias, dentro daquilo a que Sherlock Holmes já nos habituou. Apesar de não ter sentido o mesmo nível de interesse por todos os contos, ficam desta leitura os bons momentos passados juntos a este peculiar detetive.

Classificação: 3/5 – Gostei


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.