Autor: Alexandre Borges
Ano de Publicação: 2012
Editora: Casa das Letras
Páginas: 272
ISBN: 9789722331562
Origem: Comprado
Histórias Secretas de Reis Portugueses não é um livro pretencioso, e o seu autor faz questão de enaltecer este facto logo no prefácio. O principal objetivo seria recordar alguns dos episódios menos conhecidos da monarquia portuguesa, que se entretecem com a história da nossa identidade, de uma forma acessível e percetível ao leitor menos familiarizado com estas temáticas.
As 15 histórias que o livro contém estão ordenadas cronologicamente e passam pelas quatro dinastias que Portugal conheceu desde o seu primeiro rei, D. Afonso Henriques, até à extinção da monarquia, em 1910. Não lhes chamaria tanto “histórias secretas”, antes curiosidades. Na verdade, boa parte do livro ocupa-se a caracterizar, em linhas gerais, várias figuras da monarquia portuguesa, na maioria das vezes não as principais, mas aquelas que geralmente ficam mais esquecidas. Para além disto, o autor inclui também várias lendas populares associadas às figuras de que fala, como D. Afonso Henriques ter batido na mãe ou a Rainha Santa Isabel ter transformado dinheiro em rosas.
Gostei de descobrir coisas sobre a nossa História – e figuras históricas – que desconhecia, com particular relevo para a figura de Henrique Paiva Couceiro (acho que só conhecia este nome de ruas) e para as dúvidas quanto à identidade da figura representada na estátua na Praça D. Pedro IV. É um livro interessante para os menos conhecedores da história da monarquia do nosso país, que se lê quase como um romance e de que desfrutei por não esperar muito mais que isto.
Classificação: 3/5 – Gostei