Autor: Washington Irving
Ano de Publicação: 1820
Páginas: 73
Origem: Gratuito online
Opinião: Ultimamente tenho acompanhado poucas séries, mas uma que decidi começar a ver e me captou o interesse foi Sleepy Hollow, da FOX. Comecei a ver sabendo pouco da história e sem ter visto o filme de 1999 com Johnny Depp, mas fiquei agarrada a esta série com elementos sobrenaturais e policiais e também não demorei muito a descobrir que se baseava num conto clássico de Washington Irving, que decidi ler.
Sleepy Hollow, o local onde decorre o enredo deste conto, é uma localidade onde, no final do século XVIII, as lendas fantásticas têm especial aceitação e uma delas é a preferida: a de um cavaleiro sem cabeça que vagueia de noite à procura de sua cabeça, de quem se diz ter sido um guerreiro hessiano que lutou numa das batalhas da Guerra da Independência dos Estados Unidos. Ichabod Crane, o protagonista, é um professor que chega à localidade para ensinar e que se enamora da filha única de um rico senhor local, mas tem de lidar com um outro pretendente à mão de Katrina. Um encontro de Ichabod com o cavaleiro sem cabeça dá o mote para o desenlace desta história.
O que mais gostei neste conto foi sem dúvida a magnífica prosa. As descrições dos ambientes, das pessoas e das suas motivações são um prazer de ler. A história é que me pareceu demasiado curta: quando finalmente a coisa começou a ficar interessante a nível de enredo, termina, deixando o final aberto a interpretações. Ainda assim, valeu a pena e fico com vontade de ler mais coisas deste autor clássico.
Classificação: 3/5 – Gostei