Home / Blogue / [Blogue] Balanço de 2013

[Blogue] Balanço de 2013

Eu sei que ainda faltam algumas horas para o fim de 2013, mas como sei que já não vou conseguir terminar mais nenhum livro, sinto-me preparada para fazer o habitual post com o balanço das leituras do ano.

 

Balanço Geral

Depois de um 2012 muito atribulado a nível pessoal, o que se refletiu no ritmo das leituras e na disposição para ler, posso considerar 2013 como um ano de “regresso” ao normal. Não tanto a nível do número de livros lidos, até porque sei que era difícil fazer muito mais com o tempo que tenho atualmente disponível para ler, mas no que se refere à vontade de ler.

Olhando para a lista de leituras do ano, concluo que li coisas muito variadas, dentro de vários géneros e temas. Uma das razões para esta diversidade nas leituras foi os desafios de leitura em que participei, que me “obrigaram” precisamente a ler coisas dentro de vários temas (Book Bingo) ou que me fizeram ir buscar livros ao baú (TBR Reading Challenge). Acho que esta variedade, consubstanciada em algumas experiências um bocado fora da minha “praia”, também se refletiu numa média de classificações que não considero famosa – 3,15/5. Isto acaba por bater certo com a impressão que guardo de 2013 em termos de leituras: li poucos livros de que realmente gostei e a maior parte acabou por ser mediana.

 

Top 10 de 2013

Por ordem de preferência:

1 – Sophia’s Secret, Susanna Kearsley
2 – Este País Não é Para Velhos, Cormac McCarthy
3 – Ship of Destiny, Robin Hobb
4 – Mad Ship, Robin Hobb
5 – Gone Girl, Gillian Flynn
6 – Me Before You, Jojo Moyes
7 – O Retrato de Dorian Gray, Oscar Wilde
8 – Letters From Skye, Jessica Brockmole
9 – A Vida de Pi, Yann Martel
10 – A Passagem (Volume I), Justin Cronin

 

 Fotor1231105456

 

Estatísticas

Eu gosto de estatísticas e de gráficos 😀

 Formatos

 

Por acaso, tinha ideia que tinha lido mais e-books em termos percentuais, mas acabou por ser só cerca de 1/4 do total. Quanto à distribuição de leituras por mês, de facto no primeiro semestre do ano li muito menos. Setembro foi o mês com mais leituras e não sei explicar porquê 😛

 

estatísticas

 

As estatísticas acima provavelmente não interessarão a mais ninguém para além de mim, mas ficam como referência para serem melhoradas em 2014.

Acrescento ainda que li um total de 37 contos e 11 BD’s; o número de contos não tem em conta os que li dentro de antologias. Apesar de ter lido vários que não apreciei por aí além, foi bom para conhecer novos autores e pretendo continuar em 2014.

 

Objetivos de 2013

Vamos ver como correram os objetivos de leitura a que me propus para 2013:

  • Diminuir a pilha de livros por ler. “Para isso, conto com o incentivo do desafio Mount TBR. Mas não chega ler só do que já tenho cá por casa: é preciso comprar a um ritmo inferior ou reduzir as compras ao mínimo. Gostaria de conseguir comprar só um livro por cada 5 que ler. ” – Objetivo completamente falhado. Cumpri – e até ultrapassei – o desafio Mount TBR, mas as compras de livros físicos ultrapassaram os que li, por isso a pilha aumentou em 5 livros.
  • Completar os desafios a que me propus. “Para além do referido no ponto anterior, pretendo completar os desafios do Book Bingo e do Monthly Key Word. – Apesar de ainda me faltar terminar o livro de dezembro para o Monthly Key Word Challenge, posso considerar que cumpri este objetivo.
  • Ler pelo menos 52 livros. “Isto dá um livro por semana, o que é metade do que li nos meus melhores anos, mas tenho de ter em conta que agora também tenho metade do tempo disponível (ou menos).” – Cumprido e ultrapassado! Li 65 livros em 2013. Ajudou ter aproveitado todos os bocadinhos disponíveis para ler.
  • Reler The Lord of the Rings e outras obras de Tolkien. “Este é um objetivo para o ano todo e que gostaria de cumprir, apesar de não ser prioritário.” – Reli The Lord of the Rings, mas fiquei-me por aí quanto a releituras de Tolkien.
  • Tentar terminar séries/trilogias que comecei, algumas delas há anos. – Não só não cumpri isto, como ainda me meti em mais séries/trilogias. Acho que tenho um problema 😀

 

Objetivos para 2014

  • Diminuir a pilha de livros por ler. Eu sei, eu sei… já no ano passado me propus a fazê-lo, mas como se costuma dizer: este ano é que é! Como referência: tenho no momento 400 livros físicos por ler. É “giro” pensar que se conseguisse ler 100 livros por ano, ainda assim teria 4 anos pela frente para dar cabo da pilha, se não comprasse mais livros nem lesse e-books neste espaço de tempo. Portanto, toca a ler o que tenho em casa e a comprar menos livros.
  • Completar os desafios a que me propus: Mount TBR Challenge, Monthly Keyword Challenge e Monthly Motif Challenge. Ainda me vou inscrever no TBR Pile Reading Challenge (semelhante ao primeiro que referi mas um pouco mais interativo). Em 2014 não conto participar no Book Bingo, apesar de ter corrido bem em 2013.
  • Ler pelo menos 75 livros. É um objetivo ambicioso, mas penso que ler 6-7 livros por mês não está fora do meu alcance.
  • Prosseguir ou terminar séries/trilogias começadas. Tentar não custa 😀

 

E é isto. Bom 2014 para todos!


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.