Home / 3/5 / [Opinião] Notas Soltas da Corda e do Carrasco, de Sérgio Godinho

[Opinião] Notas Soltas da Corda e do Carrasco, de Sérgio Godinho

17305693Autor: Sérgio Godinho
Editora: Escrit’orio Editora
Páginas: 11
Contos Digitais: #31
Origem: Gratuito online

Sinopse: E um dia o carrasco foi executado. A noite anterior foi de tormentos e de luz intensa. Nada estava ainda preparado para o golpe final, e já não era ele que o teria que preparar. Técnica. Não se sabe. Parece que houve um momento em que se apercebeu de tudo o que não tinha sido. É esse o momento em que se é outra pessoa. E deu-se conta das notas soltas da sua cabeça ainda intacta, muito embora as não tivesse sequer, nunca na vida, formulado. Parece.
   

Opinião: Este conto, narrado na primeira pessoa por um carrasco condenado à morte, é uma reflexão sobre o valor da vida e da morte, sobre o não questionar, sobre sobreviver. Este carrasco conta ao leitor o que o levou a aceitar a profissão, como se imunizou para o que fazia não o afetar e algumas ideias sobre a evolução da profissão.

Gostei especialmente da escrita neste conto. Não conhecia Sérgio Godinho como escritor e fiquei bem impressionada. Não fiquei plenamente cativada pela personagem principal ou muito convencida pelos seus motivos, mas prossegui a leitura, embalada pela musicalidade das palavras. Fiquei com vontade de ler mais coisas do Sérgio Godinho.

Classificação: 3/5 – Gostei


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.