Home / Contos Digitais DN – Balanço

Contos Digitais DN – Balanço

DN

 

Terminei recentemente de ler a coleção “Contos Digitais DN”, iniciativa que começou em 2012 e que disponibilizava semanalmente um conto grátis, e por isso achei boa ideia fazer um balanço destas leituras. Antes de mais, não li a coleção completa: faltou-me terminar de ler A Princesa de Gelo, de Manuel João Vieira, porque o comecei a ler e não consegui terminar, de tão estapafúrdio estava a ser. De resto, aqui fica a lista dos contos que li e sobre os quais opinei:

 

 

A média das classificações que atribuí a estes contos foi de 2,33 (de 1 a 5), o que já dá uma ideia da minha opinião geral sobre os contos. Na verdade, só gostei realmente de 4 dos contos, o que num total de 30 é um número muito fraquinho. Curiosamente, já tinha anteriormente lido coisas de três destes quatro autores. A ter de recomendar apenas um conto da coleção, escolheria A Queda de um Anjo, de Afonso Cruz.

Acho que esta coleção foi uma boa iniciativa, mas fico com a sensação que faltou uma maior intervenção editorial no sentido de nivelar a qualidade dos contos. A ideia que fica é que foi pedido a estes autores que escrevessem um texto, que depois foi publicado tal e qual, sem grande preocupação com o resultado final. Ainda assim, a leitura destes contos proporcionou-me o contacto com autores portugueses que nunca tinha lido e alguns foram leituras agradáveis e que me incentivam para os continuar a descobrir. Portanto, nesse aspeto, o balanço até foi positivo.


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.