Autor: Nuno Markl
Editora: Escrit’orio Editora
Páginas: 13
Contos Digitais: #18
Origem: Gratuito online
Opinião: Gosto do Nuno Markl desde os primeiros tempos d’O Homem que Mordeu o Cão, no final dos anos 1990. Tenho seguido a sua carreira e acho piada à maior parte das coisas que faz, por isso tinha bastante curiosidade em saber como se sairia ele em ficção curta.
Um escritor talentoso entrega o seu último trabalho ao editor, que o recusa dizendo que quer que ele escreva algo com criaturas sobrenaturais e que inclua senhoras de meia-idade que tenham muito sexo. E de seguida, lemos uma curta história resultado desse pedido: um casal tem uma vida sexual monótona, ao contrário da vizinhança, que é constituída por vampiros, lobisomens, etc. e que deixam as suas mulheres bastante satisfeitas. Fernando, o marido, deseja por isso transformar-se numa dessas criaturas para salvar o seu casamento. Mas o resultado não é bem o que ele esperava.
É um conto com alguns toques humorísticos, com a crítica implícita à moda dos livros com vampiros que relegam para um plano secundário livros que mereciam melhor atenção. É também um apontar de dedo às relações feitas de aparências. Sem ser nada muito extraordinário, tem uma ideia interessante apesar do final algo previsível. Pareceu-me ter potencial para se tornar uma história melhor se fosse mais desenvolvida.
Classificação: 3/5 – Gostei