[Opinião] A Cerimónia, de João Bonifácio

17181877Autor: João Bonifácio
Editora: Escrit’orio Editora
Páginas: 10
Contos Digitais: #21
Origem: Gratuito online

Sinopse: Qual é o bem de que um homem mais dificuldade tem em desfazer-se? O carro? A casa? E quanto vale? Para o protagonista desta transação comercial – que acaba por ser uma cerimónia de despedida – é a única recordação que lhe resta da família, um objeto a que o comprador atribui um valor patético – como patética é a necessidade que o protagonista sente de contar a sua história ao comprador, que pouco interesse tem nas mortes e tragédias que lhe narram e só quer despachar o negócio.

Opinião: Mais um nome de um autor português que desconhecia, e mais outro que fico sem vontade de continuar a conhecer. Desta vez, temos um narrador que tenta convencer outro homem, a quem parece dever dinheiro, do valor de um disco que tem em sua posse, principalmente pela sua importância sentimental. É que tinha sido o disco que ouvira e que o consolara aquando da iminência e morte da mãe.

O narrador discorre assim, num longo monólogo, sobre a sua vida passada com a mãe e outras relações familiares, com observações entre parêntesis, que de tão frequentes se tornaram francamente irritantes. O estilo de narrativa “sem fôlego” exige concentração do leitor para não perder o fio à meada, e as constantes interrupções tornam o exercício bastante complicado. 

E foi assim que este conto não só me deixou indiferente por não ter achado o mínimo interesse na história e no narrador, como ainda me conseguiu exasperar pelo estilo cansativo da prosa.

Classificação: 1/5 – Não Gostei

mae-billboard

Sobre Célia

Tenho 38 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.