Autor: Junot Díaz
Páginas: 224
Ano de Publicação: 2012
Opinião: Desde que li A Breve e Assombrosa Vida de Oscar Wao que fiquei com curiosidade para explorar mais livros de Junot Díaz. Este This Is How You Lose Her é o primeiro livro publicado depois de Oscar Wao, mas trata-se de uma coletânea de contos em vez de um romance. Os contos têm vários temas em comum, como por exemplo a procura do amor nas suas várias formas, e há uma personagem que é comum a vários dos contos, apesar das situações que a incluem não serem relatadas de forma cronológica.
Todos os contos têm como protagonistas imigrantes dominicanos nos Estados Unidos, e assim o autor volta aos temas da exclusão social, das diferenças culturais e das dificuldades de adaptação num novo país. Mas o tema principal é mesmo o que já referi acima, a procura do amor ou como lidar com as situações em que este sentimento nos leva por caminhos inesperados. São exploradas relações amorosas nas suas várias componentes: honestidade, sexo, traição, amizade. A tal personagem comum, Yunior, acaba por ganhar a simpatia do leitor apesar da sua tendência quase incontrolável de trair a pessoa com quem tem uma relação na altura.
A nível de estilo, o autor continua como dantes, apesar do tom mais sério quando comparado com Oscar Wao. O estilo de vida dominicano continua a ser figura de destaque, e alguns dos contos são narrados na 2.ª pessoa do singular (tal como o próprio título do livro), que confesso não ser a minha preferida; contudo, o autor acaba por se sair bem neste aspeto. Não apreciei tanto esta narrativa mais desconexa como o livro que já tinha lido do autor; parece ter havido a tentativa de contar várias histórias, dando mais destaque a uma delas. Pessoalmente preferia que o autor se tivesse dedicado a escrever ou só a história dessa personagem ou só as histórias individuais. Apesar de não ter funcionado particularmente bem comigo, até gostei do que li e admiro a originalidade da voz do autor, com as suas frequentes interjeições em espanhol.
Classificação: 3/5 – Gostei