E cá está o já habitual post de balanço das leituras de 2012. Excluindo livros de banda desenhada e contos isolados, li um total de 35 livros. Isto é cerca de um terço do que li entre 2009 e 2011, mas como se costuma dizer, às vezes a vida acontece. Costumo fazer um top 10 das leituras do ano, mas desta vez vou ficar-me por um top 3. Assim, sem ordem de preferência, aqui estão os três livros que mais gostei de ler este ano:
- Fool’s Fate, Robin Hobb
- Atlas das Nuvens, David Mitchell
- Os Despojados – Uma Utopia Ambígua, Ursula K. Le Guin
A opinião de Atlas das Nuvens ainda não está disponível porque o terminei ontem, mas posso desde já dizer que é um livro fantástico. Que excelente forma de acabar o ano.
No balanço de 2011, já estava a adivinhar que o meu ritmo de leitura ia diminuir bastante e não me enganei. Apesar de ter feito menos compras que em anos anteriores (do que me lembro, só comprei um (!) livro na Feira deste ano), também li bastante menos, o que deu origem a um aumento na pilha, apesar de não ter sido considerável.
Objetivos para 2013
Os principais objetivos de leitura que tenho para o ano que se avizinha são os seguintes, por ordem de prioridade:
- Diminuir a pilha de livros por ler. Para isso, conto com o incentivo do desafio Mount TBR. Mas não chega ler só do que já tenho cá por casa: é preciso comprar a um ritmo inferior ou reduzir as compras ao mínimo. Gostaria de conseguir comprar só um livro por cada 5 que ler.
- Completar os desafios a que me propus. Para além do referido no ponto anterior, pretendo completar os desafios do Book Bingo e do Monthly Key Word.
- Ler pelo menos 52 livros. Isto dá um livro por semana, o que é metade do que li nos meus melhores anos, mas tenho de ter em conta que agora também tenho metade do tempo disponível (ou menos).
- Reler The Lord of the Rings e outras obras de Tolkien. Este é um objetivo para o ano todo e que gostaria de cumprir, apesar de não ser prioritário.
- Tentar terminar séries/trilogia que comecei, algumas delas há anos atrás.
Para o blogue, espero conseguir publicar com regularidade. Ainda há algumas rubricas que desejo reativar e tenho ideias novas (especialmente para a secção dos Autores, que anda um bocado esquecida). Haja tempo e paciência! Bom 2013 para todos.