Em português:
- Um interessante artigo do Público sobre as alterações que se têm vindo a fazer sentir nas relações entre escritores e editores, resultantes das leis do mercado.
- O Boas Notícias publicou um artigo que diz que ler com regularidade é benéfico para a saúde; estudos atestam que a leitura, entre outras atividades que estimulam o cérebro, ajudam a prevenir a doença de Alzheimer, a melhorar a memória e a reduzir o stress.
- Outro artigo no Público, que pinta o retrato atual do negócio da distribuição de livros em Portugal.
Em inglês:
- Há já algum tempo que sigo o blogue Oregon Expat, mantido por um americano a viver em Portugal (mais concretamente no Algarve). Aqui está um post muito interessante sobre a sua visita recente à famosa livraria portuense Lello & Irmão, onde não deixam de ser pertinentes os comentários acerca da política de fotos na livraria.
- O Huffpost fala sobre a Biblioterapia, uma suposta cura para a depressão e ansiedade com a ajuda dos livros.
- No Bookriot faz-se um exercício engraçado: associar partes de letras de músicas que estiveram na berra nos anos 90 a obras literárias.
- O Bookreporter tem uma lista de livros standalone, dentro do género fantástico, de leitura recomendada. Foi compilada por Steve Hubbard, que em Junho tinha feito outra lista de 20 séries do mesmo género a não perder.
- No The Guardian, tenta-se perceber por que motivo as obras de ficção com histórias mais simples e lineares têm mais sucesso nos e-readers do que obras mais complexas.