Home / Blogue / [Blogue] Balanço de 2011

[Blogue] Balanço de 2011

Uma pequena interrupção na pausa para fazer um balanço das leituras deste ano 🙂
Sem mais demoras, os meus 10 livros preferidos deste ano, ordenados pela data de leitura:

 

 

Deste conjunto de livros, o único sobre o qual não escrevi aqui uma opinião foi o último, que faz parte de uma série de 8 livros dentro do género romance histórico, com ênfase na componente romance. Este é o 4.º, e adorei todos os que li até agora; são bem-dispostos, com personagens de quem gostamos facilmente e com romances bem construídos. Ah, e a família Bridgerton é simplesmente deliciosa! Já vi por aí que a ASA vai publicar um livro desta autora em 2012… pelo título em português não consegui identificar que livro será, mas tenho a sensação que não é nenhum desta série. É esperar para ver. De resto, penso que os livros que escolhi como leituras preferidas de 2011 não serão grande surpresa para quem acompanhou este blogue ao longo do ano.

 

O número de livros e páginas que li este ano foi muito semelhante aos dois anos anteriores, o que é bom. Não fui muito bem sucedida no que respeita a diminuir o número de livros que tenho por ler, apesar de me parecer que comprei menos este ano (prefiro não ir confirmar, para manter o pensamento positivo :P); do total de 110 livros que li este ano, 19 livros vieram da biblioteca e 24 foram lidos (ou ouvidos) em inglês. Por falar nisso, este ano finalmente experimentei os audiobooks e posso dizer que tem sido uma experiência muito positiva. Livros que deixei a meio foram três, incluindo o Deuses Americanos, do Neil Gaiman, que tentei ler este mês, mas que coloquei de lado ao fim de 100 páginas por não estar a gostar lá muito. Terá de ficar para mais tarde. Desilusões também tive algumas, como A Vidente de Sevenwaters da Juliet Marillier ou A Mulher do Viajante no Tempo, da Audrey Niffenegger. Em ambos, por motivos diferentes, tinha expectativas elevadas e acabei por não apreciar o resultado da leitura. Continuei a seguir algumas séries de livros e comecei outras: das que comecei, destaque para a série Mercedes Thomspon da Patricia Briggs e para a série Brigderton da Julia Quinn, de que já falei acima. Das que continuei a ler, o livro mais esperado foi A Dance With Dragons, de George R.R. Martin, que na altura gostei, mas que quanto mais penso nisso, mais me parece que deixou a desejar; continuei também a ler Robin Hobb, uma autora que já se tornou uma das minhas favoritas (atualmente ando a ler o primeiro volume de outra trilogia, Liveship Traders, e estou a adorar). Releituras também foram algumas: a série Harry Potter, A Game of Thrones, Os Maias e The Hobbit. Cada vez me sabe melhor revisitar velhos amigos 😀

 

Expectativas para 2012: nenhumas em especial. Gostava de manter o ritmo de leitura, apesar de ter a impressão que isso não irá acontecer. Quero, acima de tudo, ler o que me apetecer, ao ritmo que for possível. Quanto ao blogue, a pausa tem sido boa e por enquanto assim continuará. Agradeço aos que por aqui continuam a passar e a todos os comentários que deixaram no post ali em baixo, a sério que agradeço. Bom 2012! 

 

Célia 


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.