Autor: Melissa Senate
Editora: Gallery
Páginas: 352
ISBN: 9781439107232
Opinião: Holly Maguire viveu os seus pouco mais de 30 anos a seguir as vontades do coração, mas sempre com dificuldades em perceber se o rumo era o certo, tanto na vida profissional como na vida pessoal. A avó de Holly, Camilla, conhecida pelos seus dotes culinários e de adivinhar o futuro, predisse à neta que o grande amor da vida dela seria um dos poucos homens a gostar de sa cordula, um prato feito à base de intestinos de cordeiro. Apesar de torcer o nariz a esta previsão do seu destino, a verdade é que até ao momento parecia ser exata, porque nenhuma das pessoas por quem se apaixonou realmente gostou do prato.
Depois da última desilusão amorosa, Holly decide regressar a Blue Crab Island, onde a avó tem o seu famoso restaurante e onde dá aulas de culinária, tão famosas como os seus dotes de adivinhação. Contudo, Camilla falece inesperadamente e Holly vê-se a braços com a herança da avó, sem saber grande coisa de culinária e com apenas o caderno de receitas que Camilla lhe deixou.
Depois de tanto tempo perdida, Holly parece finalmente ter encontrado uma missão, um sítio onde realmente pertence. E esse é um dos temas deste livro, a importância de percebermos aquilo que gostamos mesmo de fazer e a persistência para perseguir os nossos sonhos, ainda que, em alguns momentos, nos pareçam difíceis de alcançar. Este tema entrelaça-se com uma abordagem realista às relações humanas, sob a forma da amizade, do amor entre homens e mulheres ou entre pais e filhos. Se é verdade que em quase nenhum momento o leitor duvida do final reservado às personagens, não é menos verdade que nunca existe a sensação de pressa ou facilidades em lá chegar. As personagens são reais, têm dilemas reais e isso faz com que facilmente me tivesse identificado com elas. O ritmo é o ideal, numa história que se centra essencialmente em pessoas e nos seus sentimentos.
O livro tem também alguns elementos mágicos a fazer lembrar os livros de Sarah Addison Allen ou de Joanne Harris, sem, contudo, perder a sua própria identidade. Gostei que tivessem sido incluídas no final do livro as receitas que fazem parte da história e também foi agradável ler uma entrevista com a autora que permite ao leitor saber um pouco mais sobre a inspiração e o processo de escrita deste livro.
Este livro foi uma agradável surpresa. Absorveu-me completamente, com personagens e histórias reais, que, apesar de alguma previsibilidade nos desenlaces, vale pelos caminhos percorridos para lá chegar.
Classificação: 4/5 – Gostei Bastante