Em português:
- Este post no Livros e Afins deu-me a conhecer um site interessante sobre escritores pouco conhecidos, por uma ou outra razão.
- O Folhas de Papel tem uma nova rubrica, o Cinco à quinta, que será publicado todas as quintas com respostas de bloggers a cinco perguntas relacionadas com livros.
- No Cantos Quebrados, gostei de ler este artigo sobre compra de livros online.
- George Orwell é um dos meus escritores preferidos, e ainda me falta conhecer muita da sua obra. Esta opinião do Filipe de Arede Nunes deu-me vontade de ir à biblioteca requisitar o Homenagem à Catalunha.
Em inglês:
- Hilary Mantel, autora de Wolf Hall, romance que venceu o Booker de 2009, revelou que o seu livro mais famoso irá ter não uma mas duas sequelas. O segundo livro da trilogia, Bring up the Bodies, será publicado em Maio de 2012 e focará a queda de Anne Boleyn, enquanto que o terceiro, The Mirror & The Light, continuará a história de Thomas Cromwell até à sua execução em 1540.
- Foi revelado esta semana o primeiro trailer da aguardada adaptação ao cinema de Os Jogos da Fome, de Suzanne Collins. O filme estreia em Março de 2012 (Estados Unidos).
- A escritora N.K. Jemisin publicou recentemente o volume final da sua The Inheritance Trilogy, que inclui um glossário muito original. A autora explica no A Dribble of Ink a história desse glossário.
- O Bookworm Blues tem um artigo interessante sobre as pequenas falhas em que por vezes os escritores incorrem nos seus livros, quando tratam de temas muito específicos.
- No Guardian, gostei de ler este artigo sobre os “parentes pobres” nas obras de escritores famosos, partindo desta citação de Martin Amis: “When we say that we love a writer’s work, we are always stretching the truth: what we really mean is that we love about half of it.”