Autor: Katharina Hagena
Título Original: Der Geschmack von Apfelkernen (2008)
Editora: Porto Editora
Páginas: 218
ISBN: 9789720043382
Tradutor: Edna Narchial Franco
Origem: Comprado
Opinião: Iris, uma jovem bibliotecária recebe de herança a velha casa que tinha pertencido à sua avó, após o falecimento desta, o que serve de pretexto para o regresso ao local onde passou tanto tempo durante a sua infância e juventude. Este regresso despoleta uma série de recordações e revela segredos desconhecidos, relatados ao longo de pouco mais de 200 páginas, nas quais não só vamos recuando ao passado para visitar as vidas dos avós, das tias e dos pais de Iris, mas vamos também acompanhando as suas tentativas de adaptação ao presente e de encontrar o lugar a que realmente pertence.
Este é um daqueles livros em que parece que não tenho grande coisa a dizer, mais porque foi um livro que me deixou indiferente do que outra coisa qualquer. A autora parece-me ter potencial, mas não senti grande empatia com a personagem principal, que é também a narradora da história. O enredo não é original – nem tinha de o ser – mas a minha sensação é que é demasiado genérico e não tem grande coisa que o faça destacar de outras coisas que já li. Acaba por parecer demasiado curto para narrar convenientemente a saga familiar a que a autora se propõe e o suposto elemento-surpresa no final acabou por não mudar a opinião que já tinha formado.
É um livro moderadamente interessante, mas cuja história e personagens nunca me chegaram a cativar por completo. Ainda assim, penso que pode agradar a alguns leitores.
Classificação: 2/5 – OK