Autor: J.K. Rowling
Ano: 2003
Série: Harry Potter #5
Formato: Audiobook
Duração: 27 horas
Narrador: Stephen Fry
Opinião: Depois da confirmação do regresso de Voldemort no final do último livro, o ambiente no início de mais um ano letivo em Hogwarts é pesado. Apesar de Harry ter sido testemunha deste regresso, ainda são muitos os que duvidam da sua palavra. Entre eles, estão os responsáveis do Ministério da Magia que, com o apoio de Dolores Umbridge, a nova professora de Defesa Contra as Artes das Trevas, desejam controlar possíveis ações de Dumbledore contra o Ministério.
Entre ter de lidar com a perseguição de Umbridge, o desdém de Snape, a aparente negligência de Dumbledore, Harry tem de continuar a empenhar-se no exigente 5.º ano, cujas provas finais serão decisivas para o seu futuro. Para além de tudo isto, Harry vive também as emoções do primeiro amor e são muitas as hormonas à solta, que se revelam também em impaciência e precipitação de Harry em algumas situações.
Pareceu-me um livro que demora um bom bocado a arrancar e que tem largas secções que poderiam facilmente ter sido eliminadas sem grande prejuízo para a história, de um modo geral. O final da história é a parte mais emocionante e mais bem conseguida do livro. Mais uma vez, uma grande narração de Stephen Fry, que é absolutamente genial na forma como encarna as personagens e adapta a sua narração ao tom da história.
Não gostei tanto deste livro como dos anteriores, principalmente por achar que é demasiado longo e tem um ritmo desequilibrado. Ainda assim, o quinto capítulo desta longa história tem alguns desenvolvimentos importantes que fazem ansiar pela continuação.
Classificação: 3/5 – Gostei