Autor: David Anthony Durham
Título Original: Acacia – The War with the Mein (2007) – 1.ª metade
Série: Acacia #1.1
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 339
ISBN: 9789896373238
Tradutor: Maria Correia
Origem: Recebido para crítica
Opinião: Acácia é uma ilha, centro do poder das vastas terras do Mundo Conhecido. É lá que reside e governa Leodan Akaran, um viúvo com quatro filhos, cuja soberania não é aceite por alguns súbditos, em especial os Mein. Este povo prepara um golpe contra os Akaran, para tentar vingar humilhações passadas e reclamar para si o domínio sobre o Mundo Conhecido.
Um pouco à semelhança da técnica utilizada por George R.R. Martin, os capítulos deste livro vão-nos oferecendo perspetivas de várias personagens, entre elas os Akaran (pai e filhos) e os Mein. É através das suas “vozes” que vamos conhecendo este mundo criado pelo autor, a nível de costumes, política, intrigas e história passada, com um detalhe bastante considerável. Apesar disso, a leitura é muito escorreita e raramente se torna aborrecida, com um leque de personagens interessantes e bem desenvolvidas, mas que penso ainda terem alguma margem de progressão. Já que fiz a comparação com George R.R. Martin, posso dizer que os miúdos Akaran me cativaram menos que os miúdos Stark, por exemplo. Mas veremos como evolui a história.
Penso que o livro, analisado isoladamente, acaba por sofrer um pouco pelo facto de ser apenas a primeira metade do original, e funciona mais como uma introdução do que outra coisa qualquer. Há coisas a acontecer, em jeito de preparação da história, e por isso nunca aborrece, mas uma vez terminado nota-se bem que é um volume dividido e fiquei um pouco frustrada por não ter a continuação à mão. A nível de escrita, confesso que não me pareceu nada de extraordinário, apesar de não ter a certeza se é do autor ou da tradução.
Um bom começo de história, com um world-building interessante e personagens que prometem. Apesar de ter ficado um bocadinho aquém das expetativas, especialmente pelo facto de a história ter ficado em suspenso, é uma série para continuar a acompanhar.
Classificação: 3/5 – Gostei