Autor: J.K. Rowling
Título Original: Harry Potter and the Prisoner of Azkaban (1999)
Série: Harry Potter #3
Editora: Editorial Presença
Páginas: 343
ISBN: 9789722326018
Tradutor: Isabel Fraga
Origem: Comprado
Opinião: Da primeira leitura da série Harry Potter, lembrava-me que este tinha sido o meu livro preferido, mas muitos dos detalhes já se tinham desvanecido com o passar do tempo. Mais uma vez, o livro inicia-se com Harry contrariado na casa dos Dursleys durante as férias de verão. Entretanto, um perigoso prisioneiro fugiu de Azkaban, uma prisão para feiticeiros, e a grande maioria das peripécias do ano escolar vão girar em volta da história desse prisioneiro. O terceiro ano em Hogwarts traz algumas disciplinas novas, mais desafios de Quidditch e novas descobertas.
Apesar de manter o tom juvenil, penso que este livro marca o início de uma maior profundidade da história, que conhece aqui desenvolvimentos importantes, não só ao nível da introdução de personagens fulcrais no futuro, como Sirius Black, mas também porque há aqui revelações importantes relativamente a acontecimentos passados. Para além disso, o mundo que a autora criou continua a expandir-se com a introdução de novos conceitos como o Vira-Tempo, os Animagus, os Dementors e o Mapa do Salteador.
É um livro importante para a série pela sua qualidade inerente e pelas perspetivas que abre para o desenrolar da história. Adorei este livro. Cheio de aventuras, bom momentos, novas personagens e diálogos bem conseguidos. Uma excelente adição à série.
Classificação: 5/5 – Adorei