Autor: J.K. Rowling
Título Original: Harry Potter and the Chamber of Secrets (1998)
Série: Harry Potter #2
Editora: Editorial Presença
Páginas: 277
ISBN: 9789722325691
Tradutor: Isabel Fraga
Origem: Comprado
Opinião: Mais uma semana, mais um livro da série Harry Potter. Depois de introduzidas as personagens e o mundo no primeiro livro, chegou a hora de solidificar a história, acrescentar novos elementos e desenvolver as personagens. É precisamente isso que J.K. Rowling faz neste livro, adicionando mais peças ao grande puzzle que é esta história.
Harry Potter está no segundo ano em Hogwarts, mas durante esse tempo não são as aulas e a aprendizagem o principal foco da história; antes, é o regresso da lenda antiga quanto à existência da mítica Câmara dos Segredos, criada por um dos fundadores da escola, Salazar Slytherin, que move os acontecimentos do livro e que concentra as atenções do pequeno feiticeiro. Uma série de ataques a alunos na escola leva Harry e os amigos a tentar descobrir a localização da Câmara dos Segredos, e essa aventura revela-lhes alguns segredos do passado.
É um livro que mantém bastante do tom algo infantil do livro anterior, mas que entretém e se lê num instantinho. Não sou grande fã de algumas das personagens introduzidas neste livro (Lockhart, Dobby) e não achei que o fio principal da história fosse muito importante para os desenvolvimentos futuros, mas é um livro sólido e coerente com este mundo, e que tem alguns detalhes deliciosos – como a festa de anos da morte do Nick Quase Sem Cabeça ou os efeitos da poção Polisuco.
A tradução continua a não ser grande coisa (o cargo “chefe de departamento” do livro anterior passa aqui a ser “prefeito”, por exemplo), mas mesmo assim não achei tão má como a do primeiro livro. Pelo que me constou, parece que a edição mais recente deste livro foi revista.
Classificação: 3/5 – Gostei