Autor: Patricia Briggs
Título Original: Blood Bound (2006)
Série: Mercy Thompson #2
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 284
ISBN: 9789896373009
Tradutor: Manuel Alberto Vieira
Origem: Empréstimo
Opinião: Tinha gostado o suficiente de O Apelo da Lua para ter vontade de ler a sua continuação, pelo que foi com agrado que constatei que o 2.º volume estava disponível na biblioteca e me apressei a requisitá-lo.
O primeiro volume desta série de fantasia urbana serviu como introdução à história da mecânica de automóveis Mercy Thompson, uma metamorfa – ou caminhante – que se transforma em coiote. Mas o local onde vive, Tri-Cidades, está repleto de outros seres sobrenaturais, como lobisomens, vampiros ou seres feéricos. Apesar de não ser humana, Mercy tenta manter relativa distância dos problemas das várias comunidades sobrenaturais, mas sem grande sucesso.
Se em O Apelo da Lua os acontecimentos se centraram, essencialmente, na comunidade lobisomem, desta vez Mercy e o leitor são levados para o seio da comunidade vampírica quando Stefan, um vampiro a quem Mercy deve um favor, lhe pede que o acompanhe na visita a um misterioso vampiro que surgiu em Tri-Cidades, com o objetivo de aproveitar a suposta imunidade dos caminhantes face aos vampiros. Este vampiro, na verdade, é um poderoso feiticeiro, controlado por um demónio, cujas origens e objetivos são um mistério que Mercy tenta resolver quando as ações desse maléfico vampiro começam a afetar as pessoas de quem mais gosta.
Vínculo de Sangue é uma boa continuação, consolidando a personagem principal e, acima de tudo, o modo de funcionamento das comunidades sobrenaturais de Tri-Cidades. A vida pessoal de Mercy, focada principalmente no triângulo amoroso com Adam e Samuel, conhece alguns avanços, mas continua a ser bastante secundária ao principal motor da história, o que pessoalmente me agrada. A história é contada de forma competente e o ritmo é bastante equilibrado, alternando momentos de ação com algumas “paragens” para conhecermos melhor as personagens e o meio no qual se movem. Para além de gostar muito de Mercy e da sua coragem, considero que a grande maioria das personagens secundárias são muito interessantes e estão bem desenvolvidas.
É uma série que me está a agradar muito e que considero bastante cativante. De tal modo que partirei de imediato para a leitura do volume seguinte 😉
Classificação: 4/5 – Gostei Bastante