Autor: Sarah Addison Allen
Editora: Random House
Páginas: 289
ISBN: 9780553908138
Opinião: The Peach Keeper (A Árvore dos Segredos, na edição portuguesa) é o quarto romance da americana Sarah Addison Allen e é, também, o quarto romance que dela leio. São livros que normalmente seguem duas ou três personagens principais com alguns problemas de integração na sociedade que as rodeia, no contexto de pequenas comunidades, sempre com alguns elementos mágicos à mistura e com o enfoque na amizade e no amor. Junte-se a estes ingredientes uma habilidade da escritora em criar personagens e situações que criam afinidade com o leitor e que o envolvem na história e aqui está um livro a que chamo de comfort book e que me dá sempre prazer ler.
Desta vez, viajamos até à pequena localidade Walls of Water para encontrar Willa Jackson e Paxton Osgood; a primeira mantém uma loja turística de produtos de caminhada, enquanto a segunda gere uma associação local de mulheres, que está prestes a comemorar 75 anos de existência. Essa efeméride é o pretexto para a realização de uma gala na famosa Blue Ridge Madam, uma casa outrora pertencente à família de Willa, agora comprada e recém-restaurada pela família de Paxton. A restauração da casa e a realização da gala são o início de grandes alterações na vida de Willa e Paxton, bem como o desenterrar de um mistério muito antigo.
Apesar da fórmula que enunciei anteriormente e mesmo de alguma previsibilidade no desenlace do enredo, é uma história que cativa pela interação entre as personagens principais e pelo entendimento que descobrem em relação a quem verdadeiramente são e ao seu lugar no mundo. É um livro que, apesar de dar importância ao amor, se foca principalmente na amizade – não só na sua descoberta, mas também na sua, por vezes difícil, manutenção.
Este livro contém também um detalhe de que gostei bastante – um cameo de uma das personagens principais do primeiro livro da autora, Garden Spells (O Jardim Encantado, na edição portuguesa). Foi daqueles livros que comecei a ler e só descansei quando terminei. Não é nada de muito rebuscado a nível de enredo ou de escrita, mas ofereceu-me precisamente aquilo que eu, como leitora, procurava, e aquilo que se propunha ser.
Classificação: 4/5 – Gostei Bastante