Home / Booking Through Thursday / [Booking Through Thursday] Inadequado à Idade

[Booking Through Thursday] Inadequado à Idade

Em contraste com a questão da semana passada: o que pensas de censurar livros POR CAUSA da idade a que são direccionados? Por exemplo, livros demasiado “adultos” para os teus filhos lerem?

 

Em primeiro lugar, como não tenho filhos terei de imaginar o que faria se os tivesse. Acho que existem livros que uma criança/jovem não deve ler, especialmente os que possuem referências sexuais explícitas ou que tratem de temas demasiado pesados, mas também acho que isso terá de ser analisado caso a caso. A maturidade não varia proporcionalmente à medida que a idade avança – há pessoas que “crescem” mais depressa que outras e penso que a proibição expressa de ler determinado livro terá, muito provavelmente, o efeito contrário. O que acho que os pais podem e devem fazer se acharem que a criança/jovem não tem maturidade suficiente para determinado livro é tentar explicar-lhes precisamente isso, mas, em última análise, deixá-los decidir.

 


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.