Lês livros direccionados a outras faixas etárias? Livros para adultos quando eras crianças; livros para jovens adultos agora que és crescido… Sabes, livros que não são direccionados para ti. Ou limitas-te ao que é escrito para pessoas da tua idade?
Interessante, esta questão. Quando era criança, e mesmo em adolescente, já gostava muito de ler mas não lia assim muito. Claro que pegava em livros para jovens, como a colecção “Uma Aventura” ou os livros da Alice Vieira, mas terminados esses às vezes ia à estante dos meus pais e agarrava no que lá houvesse. Foi assim que li alguns livros do Eça de Queirós, do Fernando Namora ou do Júlio Dinis. Também me lembro de ter lido “A Mulher de Trinta Anos”, de Balzac, nessa altura. Acho que era mais o vício de ler do que outra coisa, porque agora quando penso nisso acho que não tinha “estofo” para apreender estas obras em toda a sua complexidade.
No momento actual, definitivamente gosto mais de livros direccionados para adultos. Acho que as experiências menos felizes com literatura para jovens adultos toldaram um pouco esta minha preferência, mas sinto que mesmo obras de qualidade para essa faixa etária não são a minha praia. Livros para crianças só leio (ou folheio) quando preciso de comprar algum para os meus sobrinhos.