Autor: Deborah Smith
Título Original: A Place to Call Home (1997)
Editora: Porto Editora
Páginas: 432
ISBN: 9789720045409
Tradutor: Isabel Alves
Origem: Recebido para crítica
Mas Roan e Claire pertenciam um ao outro¿ até à violenta tarde em que o terror tomou conta das suas vidas e Roan desapareceu.
Durante vinte anos, Claire procurou o rosto do seu amor de infância por entre a multidão. Durante vinte anos, esperou ansiosamente uma carta e sobressaltou-se a cada toque do telefone. No entanto, quando Roan surge novamente na sua vida, a alegria de Claire não é completa, pois ao contrário do que se afirma o tempo não apaga todas as feridas.
Algumas permanecem ocultas, prestes a reabrir-se ao mais pequeno incidente. Que segredos do passado envenenam o presente e minam o futuro?
Opinião: Tendo gostado imenso do primeiro livro a Deborah Smith publicado em Portugal, A Doçura da Chuva, foi com agrado que soube que a Porto Editora ia continuar a apostar nesta autora. Segredos do Passado é um livro escrito 10 anos antes de A Doçura da Chuva, mas o estilo da autora mantém-se dentro do mesmo registo.
Esta história, contada na primeira pessoa por Claire Maloney, gira à volta de duas crianças, a própria Claire e Roanie. Claire é uma menina oriunda de uma família numerosa de raízes irlandesas, que nunca teve de passar por privações afectivas ou materiais; por outro lado, Roanie Sullivan é o oposto: um rapaz esquivo, mal-tratado a todos os níveis por um pai perigoso e abusador. Entre os dois nasce uma amizade improvável, depois da pequena e corajosa Claire perceber que existe bondade debaixo da “máscara” que Roanie usa. Durante 5 anos, os dois tornam-se grandes amigos, mas um acontecimento traumatizante faz com que Claire e Roanie se afastem durante 20 anos. A segunda parte do livro decorre passados estes 20 anos e vai encontrar estas duas personagens, e as suas famílias, e facilmente adivinhamos que estamos prestes a assistir à redenção das personagens, através da revelação dos segredos que os mantiveram afastados tantos anos.
Segredos do Passado é daquelas viagens em que já sabemos qual o destino final, mas nem por isso deixamos de apreciar o caminho até lá chegarmos. Com uma escrita despretensiosa (por vezes até demasiado simples), Deborah Smith consegue facilmente cativar-nos para dentro da vida destas personagens e fazer com que nos preocupemos com o seu o destino. Apesar disso, não me impediu de sentir que o último terço do livro perdeu um pouco da sua vivacidade inicial e a motivação de algumas personagens pareceram-me um pouco forçadas.
É certo que contém uma história de amor, que consegue chegar a ser dolorosamente doce, mas é essencialmente um livro que nos fala sobre o sentimento de pertença e sobre a necessidade que todos temos de nos sentir amados. Não é uma obra-prima de escrita nem de originalidade, mas foi uma história que me conseguiu emocionar bastante e que correspondeu às expectativas que criei.
Classificação: 4/5 – Gostei Bastante