Autor: Charlaine Harris
Título Original: From Dead to Worse (2008)
Série: Sangue Fresco #8
Editora: Saída de Emergencia
Páginas: 277
ISBN: 9789896373023
Tradutor: Renato Carreira
Origem: Comprado
Opinião: Eis-me chegada ao 8.º volume da saga que tem como protagonista Sookie Stackhouse, uma empregada de bar no sul dos Estados Unidos, que vê a sua vida dar uma grande reviravolta assim que os vampiros e outras criaturas sobrenaturais entram na sua vida. Antes de explicar um pouco mais sobre os desenvolvimentos deste volume e o que achei, tenho de dizer que odeio a capa que escolheram para este volume, que é sem dúvida a pior da saga até agora. Impossível não ver a semelhança daquele rosto com o actor que interpreta Edward Cullen, da série Twilight, no grande ecrã. Adiante.
Os acontecimentos deste livro têm lugar após a devastação causada pelo furacão Katrina. O namorado de Sookie, Quinn, continua desaparecido e o início do livro traz novos desenvolvimentos sobre a ligação familiar de Sookie às fadas, quando a personagem tem oportunidade de conhecer um parente proveniente desse mundo. Ao mesmo tempo, Sookie vê-se mais uma vez envolvida numa série de tentativas de assassinato, que parecem advir do equilíbrio precário da política no mundo dos lobisomens.
No mundo vampírico, as coisas também não estão mais pacíficas: o acidente que fragilizou a rainha Sophie-Anne ameaça causar muitos problemas a Eric e traz para a cena novas personagens, interessadas em desafiar a autoridade da rainha.
De resto, Sookie continua com os seus problemas pessoais: em casa, a convivência com a bruxa Amelia traz uma nova bruxa para casa de Sookie, Octavia, que ficou sem casa após a passagem do furacão. A convivência das três não deixa de trazer uma dinâmica engraçada à história. Em relação à sua vida sentimental, a relação com Quinn não parece ter grande futuro, ao contrário do que se passa entre ela e o vampiro Eric. Mas o antigo namorado, Bill, continua a aparecer para “picar o ponto” e provocar alguma indecisão indesejada por Sookie. E isto leva-me a um dos aspectos que me começa a cansar nestes livros, os inúmeros pretendentes de Sookie e a indecisão dela neste aspecto. O seu sangue de fada explica alguma coisa, mas acho realmente que a autora precisa de demonstrar o carácter decidido da personagem no que diz respeito à sua vida sentimental.
De resto, foi mais uma agradável leitura dentro desta série, ainda com bastante acção, mas bem equilibrada com momentos mais introspectivos por parte da personagem principal, sempre com o toque de humor habitual.
Classificação: 3/5 – Gostei