Home / Das palavras às imagens / Das palavras às imagens (13)

Das palavras às imagens (13)


Como tinha dito quando escrevi a minha opinião sobre Jane Eyre, nunca tinha visto qualquer adaptação desta história, fosse no cinema ou na televisão. A adaptação mais recente, e que estreou na passada quinta-feira, foi o principal motor do timing da minha leitura recente, pelo que achei justo ser esta a primeira que iria ver.

De um modo geral, o filme é bastante fiel ao livro. As duas personagens principais são interpretadas por Mia Wasikowska e Michael Fassbender, e tenho a dizer que gostei muito de ambos, especialmente de Fassbender. Este actor é mais bonito do que Mr. Rochester deveria ser, mas consegue transmitir bem a sua personalidade peculiar e a angústia que o consome. Mia Wasikowska tem um ar muito sereno e contido, mas demonstra a sua irreverência e força interior sempre que é necessário. Achei que os dois actores tiveram uma química muito interessante no ecrã.

O filme utilizou a técnica in media res, iniciando-se quando Jane foge de Thornfield Hall e é acolhida pela família de St. John Rivers. Como tinha referido, esta secção da história foi a que menos me agradou no livro, por isso foi bom vê-la no filme intercalada com acontecimentos passados. De resto, o filme segue a história do livro, com alguns pequenos detalhes deixados de fora ou algumas pequenas coisas por explicar, mas achei compreensível e nada que afectasse o enredo principal. Portanto, foi um filme que apreciei bastante.

Agora, resta-me ver a mini-série de 2006 da BBC, que entretanto me recomendaram.

Célia


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.