Home / Célia / Balanço do 2.º mês temático

Balanço do 2.º mês temático

Ao longo de Março, decidi fazer um mês temático dedicado a livros escritos por vencedores do Prémio Nobel da Literatura. Dos 8 livros que escolhi inicialmente, só li 6 deles. Os dois que ficaram de foram foram A Tia Julia e o Escrevedor, de Mario Vargas Llosa e As Noites das Mil e Uma Noites, de Naguib Mahfouz; foram estes como podiam ter sido outros, e também não se tratou de uma questão de tempo. A verdade é que percebi que não faz parte do meu perfil de leitora apreciar ler de seguida tantos livros intensos, densos, e muitas vezes angustiantes. Leio algumas vezes como forma de escape, outras porque quero aprender, ou porque desejo experimentar coisas novas: muitas das vezes consigo fazer mais do que uma coisa destas ao mesmo tempo, às vezes mesmo as três. Neste caso, talvez tenha tido “azar” com algumas escolhas, mas quando cheguei ao fim de As Vinhas da Ira (que adorei, e foi o meu preferido dos 6 que li), senti que precisava de respirar e por isso decidi adiar a leitura dos dois livros que faltavam.
De um modo geral, o balanço é positivo. Gostei mais de uns livros que de outros, mas valeu essencialmente pelas novas experiências e ter ficado com curiosidade para continuar a explorar alguns destes autores.

Célia


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.