Autor: José Luís Peixoto
Editora: Quetzal
Páginas: 253
ISBN: 9789725648223
Origem: Comprado
Opinião: José Luís Peixoto é um dos escritores mais importantes da chamada “nova geração” portuguesa, que tem vindo a ser descoberta, nos últimos tempos, pelos leitores portugueses e não só, como comprovam as variadas traduções das suas obras que têm sido feitas.
Peixoto tem vindo a percorrer um caminho seguro na sua carreira, rumando passo a passo à consagração como escritor “conceituado”, deixando de ser apenas uma “eterna promessa”. Prova disso tem sido a recepção mais do que positiva, quer da crítica, quer do público leitor, à sua mais recente obra, de nome Livro.
Uma Casa na Escuridão é uma das suas primeiras obras, e daquelas que mais chamou a atenção para o talento literário do seu autor. A história é quase um ensaio sobre o Mal presente nas vidas das personagens. É difícil explicar uma história, que é um conjunto de várias histórias que personificam o Mal, o inferno de viver, a solidão ou até a parte mais negra do Amor.
O livro é belo de tão triste, luminoso de tão melancólico, fantástico de tão poético; é a chamada poesia romanceada, onde as palavras ganham um significado poético e onde a vida é retratada com alguma desesperança, mas também com alguma luminosidade.
Não é um livro fácil de ler, de tão depressivo e negro, mas é uma obra maravilhosa que se lê com prazer. – Ricardo
Classificação: 5/5 – Adorei