Com tudo o resto igual, preferes livros usados ou livros novos? A tua preferência faz-te estabelecer uma diferença entre um normal livro usado e um exemplar novo, com capa de couro?
Houve uma altura em que fazia questão de comprar um exemplar novo de cada livro que me interessasse e gostava de os manter na minha prateleira quase novinhos em folha, como se nunca tivessem sido lidos, mesmo que não me tivessem agradado por aí além.
Hoje em dia, apesar de continuar a preferir ter livros novos, já não me faz confusão comprar livros em segunda mão. Não sou frequentadora assídua de alfarrabistas, mas já fiz algumas aquisições na Feira do Livro de Lisboa de livros usados e não me faz diferença. Não gosto é de livros muito, muito antigos, quase com as folhas a cair e que mal se conseguem ler.
Se estivermos a falar de leituras e não de aquisições, deixei simplesmente de me importar se o livro é novo, usado meu ou não. Foi por isso que comecei a frequentar a biblioteca. Porque percebi que o que mais me interessa é ler, não ter.