Qual foi o livro mais romântico que leste?
(Não me refiro a coisas explícitas, que esconderias debaixo do colchão. Refiro-me ao Amor Verdadeiro, Romance, profundamente emocional, que mexe com o coração e todas essas coisas.)
Em segundo lugar, gostaste? É o teu tipo de leitura habitual, ou apanhou-te de surpresa?
Posso dizer que gosto bastante de livros românticos. De momento, não é o tipo de livros que leio com mais frequência, mas acho que algum romantismo em determinados livros é a peça essencial para os tornar particularmente memoráveis. Prefiro, sem dúvida, o romantismo subtil, de meias palavras, do que algo mais explícito, apesar de achar que a leitura destes últimos também pode ser recompensadora se o livro for bem escrito e a história credível (problema que por vezes se encontra dentro deste género específico).
Já li vários livros que se encaixam na descrição da pergunta, mas assim que a li, o primeiro que me veio à memória foi o North and South, da Elizabeth Gaskell. É daquele tipo de livros que mexe todos os cordelinhos de um leitor sensível ao romantismo. A parte romântica é fundamental na história e toca profundamente o leitor, mas o livro não vive só disso e é também um retrato interessantíssimo do desenvolvimento industrial da Inglaterra do século XIX e da luta de classes, para além de ser extremamente bem escrito.