Home / Booking Through Thursday / [Booking Through Thursday] Princípios

[Booking Through Thursday] Princípios

Há algo de maravilhoso em acompanhar o princípio da carreira de um autor – em ser das primeiras pessoas a lê-lo e admirá-lo, antes de se tornarem grandes sucessos.
Que autores tiveste a sorte de descobrir no início das suas carreiras?
E, se nunca tiveste essa oportunidade, que autores gostarias de ter descoberto mesmo no início?

 

Quando penso na lista dos meus autores preferidos, não consigo lembrar-me de algum que não tivesse já algum nível de sucesso, em maior ou menor grau. Isto deve-se muito ao facto de serem, na sua esmagadora maioria, estrangeiros e, por esse motivo, terem já algum nível de reconhecimento quando são traduzidos para a nossa língua. Acho que com autores portugueses seria mais fácil acontecer uma situação do género, mas a verdade é que não dedico muito do meu tempo a ler autores “desconhecidos”. De qualquer modo, dentro dos autores portugueses, gostaria de ter acompanhado a carreira de José Saramago.

 

Aproveito para fazer algumas considerações em relação a este tema. Eu percebo a intenção das questões colocadas hoje, e isso não acontece apenas na literatura, mas também na música ou no cinema, por exemplo. Parece que enquanto existem poucas pessoas a admirar determinado escritor, músico, actor ou realizador, ele é “pertença” desse número reduzido de pessoas, que têm um prazer especial em serem das poucas que os conhecem, mas assim que passam para as luzes da ribalta como que perdem qualidade e o apoio dessas pessoas que estiverem com eles no início. Sei que estou a generalizar bastante e cada caso é um caso, mas, de um modo geral, sou da opinião que quando alguém é bom, é bom tenha muitos ou poucos fãs.

 


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.