Autor: Arthur Conan Doyle
Título Original: The Adventures of Sherlock Holmes (1891-1892)
Editora: Global Notícias
Páginas: 95+ 95 + 95
ISBN: 9789895545643 / 9789895545704 / 9789895545742
Tradutor: n.d.
Origem: Comprado
Opinião: As Aventuras de Sherlock Holmes são constituídas, ao todo, por 12 contos distintos. Comprei uma colecção que saiu com o DN/JN no Verão de 2009, do qual ainda só tinha lido Um Estudo em Vermelho, e desta vez decidi pegar nos 3 volumes dedicados às Aventuras, que incluem, no total, apenas 10 dos 12 contos originais. Ficaram a faltar The Adventure of the Engineer’s Thumb e The Adventure of the Beryl Coronet.
Todas estas histórias são narradas na primeira pessoa pelo Dr. Watson, o fiel companheiro de Sherlock Holmes, e relatam vários mistérios, incluindo crimes ou não, em que Holmes revela toda a sua perspicácia na detecção de pistas que passam ao lado do comum dos mortais. Para isso, utiliza não só as suas excelentes capacidades de dedução, mas também o seu vasto leque de conhecimentos, que vão da química à música, passando anatomia ou pelas leis. Holmes normalmente não trabalha em colaboração com a polícia e parece que tem até algum prazer no facto de ser muito mais perspicaz que os inspectores.
Todas as histórias, sem excepção, foram agradáveis de ler. Seguem normalmente a mesma estrutura e achei que as conclusões, apesar de não serem propriamente previsíveis, são na maioria das vezes algo aborrecidas. Dado o meu gosto pelos policiais da Agatha Christie e tendo em conta que estamos a falar de dois grandes nomes da literatura policial, é impossível não fazer comparações. Gosto muito mais das histórias da Agatha Christie e simpatizo mais com o Poirot. Tanto Holmes como Poirot são personagens muito particulares e peculiarmente inteligentes, mas achei as histórias que incluem este último mais cativantes e absorventes. Pode ter algo a ver com o facto de estar a comparar contos com histórias mais desenvolvidas ou até por ter lido estas Aventuras de rajada, mas a verdade é que gostei menos do que esperaria.
Ainda tenho por aqui vários outros contos do Sherlock Holmes, relativos ao seu Regresso e às suas Memórias, mas deixarei passar algum tempo antes de lhes pegar. Não deixa de ser uma leitura interessante, mas que recomendo ser intercalada com outros livros.
Classificação: 3/5 – Gostei