Home / 3/5 / [Opinião] Alex 9 – A Coroa dos Deuses, de Martin S. Braun

[Opinião] Alex 9 – A Coroa dos Deuses, de Martin S. Braun

Autor: Martin S. Braun
Editora: Saída de Emergência
Série: Alex 9 #2
Páginas: 288
ISBN: 9789896372705
Origem: Recebido para crítica

Sinopse: Estamos no futuro. Sem saber porquê, a Tenente-Coronel Alex 9 (da 3.ª Unidade de Comandos de Elite) é projetada para um planeta parecido com a Terra, onde uma guerra entre impérios medievais se está a travar. Aparentemente, a chegada da jovem despoleta imensas consequências políticas que ainda estão longe de fazer sentido. Duzentos anos antes, na nossa Terra, os mestres Kaoru e Bach, fugitivos de ambas as partes da Grande Guerra das Corporações, tentam descobrir o enigma que envolve Alex e que a levou à Segunda Terra. Mas onde conduzirá esta busca? Entretanto, nessa Segunda Terra, o Reino de Brodom foi invadido pelos Salteadores das Tribos do Sul e pelas forças do Duque Wa-Tsu, o Invencível. Mas o pior são as traições que ocorrem na própria capital e entre os aliados de Brodom.

Opinião: Alex 9 – A Coroa dos Deuses é o segundo volume da trilogia Alex 9. Li o primeiro já há mais de um ano e como fiquei não só com boa impressão mas também com vontade de saber qual a continuação da história, foi com algum entusiasmo que iniciei esta leitura.

Estes livros estão catalogados como literatura juvenil (até pela colecção onde se inserem), mas penso serem plenamente capazes de agradar a um público mais adulto. O segundo volume começa pouco tempo depois dos acontecimentos finais do primeiro, e voltam a levar o leitor numa viagem que mistura elementos de uma fantasia medieval com elementos de uma história de ficção científica. É o que mais me cativa nesta história, a par de saber finalmente que ligação existe entre estes dois planos – são aqui revelados mais alguns detalhes, mas o grosso da questão continua em aberto.

Pareceu-me existir alguma evolução no sentido de conferir maior densidade psicológica às personagens, mas as batalhas e a sua descrição continuam bastante presentes. O meu gosto pessoal não se inclina propriamente para esse lado, mas acho que aqui acabam por funcionar bem.

O meu principal problema com este livro foi a quantidade de informação e os constantes saltos entre os dois planos da história. A verdade é que sou péssima com nomes e detalhes de histórias e isto piora se entre a leitura de dois volumes da mesma série se intrometem mais de uma centena de outros. O glossário de personagens no início do livro ajudou-me, mas houve alturas em que me senti um pouco perdida, e sinto que este lapso temporal entre a leitura dos dois volumes prejudicou a minha leitura. O meu conselho é que leiam estes livros de seguida.

Termino dizendo que admiro a forma como Martin S. Braun tem interagido com os seus leitores. O autor encontra-se de momento a escrever o último volume da trilogia, Alex 9 – A Magia dos Ventos, e desafiou os seus leitores no Fórum BANG! a criarem uma personagem figurante na batalha final. Para além de que sei que tem em conta as opiniões dos seus leitores para o evoluir da série. Gosto muito desta postura e só tenho pena que não existam mais casos assim. 

Classificação: 3/5 – Gostei


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.