Home / Blogue / [Blogue] Sondagem de opinião: classificações

[Blogue] Sondagem de opinião: classificações

Gostava de saber qual a vossa opinião em relação ao sistema de classificações que utilizamos aqui no blog. Nos últimos tempos, tenho andado a pensar no assunto para tentar perceber até que ponto as classificações quantitativas/qualitativas que atribuímos são úteis. Pessoalmente, quando leio a opinião de alguém, e apesar de poder ler o texto em que o leitor apresenta os argumentos que me permitem perceber se gostou ou não do livro, mas a classificação numérica ajuda, de certo modo, a perceber em que medida isso aconteceu.

Portanto, à partida, e apesar de gostar de saber se acham necessário, as classificações numéricas são para manter. As minhas reticências em relação à escala que utilizamos prende-se com dois aspectos:

  • a parte inferior da escala (0-4) raramente é utilizada e acaba por ser difícil distinguir um livro que acho mau de um que acho horrível, por exemplo;
  • apesar de estar implícito que se dermos a classificação 10 – Obra-Prima a um livro isso se trata da nossa opinião pessoal, não consigo deixar de achar que classificar um livro desta forma é atribuir-lhe um valor exterior ao que eu realmente achei dele.

Deste modo, a minha sugestão seria passar a classificar os livros de acordo com uma escala quantitativa/qualitativa, à semelhança do que já temos, mas mais curta e em que a parte qualitativa reflectisse os nossos sentimentos em relação ao que lemos e não propriamente à qualidade que atribuímos ao livro. Pensei em utilizar uma escala do género da do Goodreads, e ficaria algo do género:

5 – Adorei
4 – Gostei bastante
3 – Gostei
2 – OK
1 – Não gostei/Não terminei

Esta classificação tem a desvantagem de tornar mais complicado distinguir livros excelentes de obras-primas (distinção que muito provavelmente conseguirão perceber no texto), mas por outro lado resolve os dois problemas que enumerei acima. Fico à espera de ouvir as vossas opiniões 😉

Célia


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.