Home / 7/10 / [Opinião] Traição de Sangue, de Charlaine Harris

[Opinião] Traição de Sangue, de Charlaine Harris

Autor: Charlaine Harris
Título Original: Definitely Dead (2006)
Série: Sangue Fresco #6
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 288
ISBN: 9789896372361
Tradutor: Renato Carreira
Origem: Recebido para crítica

 

Sinopse: Sookie Stackhouse, uma empregada de bar na pequena vila Bon Temps em Louisiana, tem tão poucos parentes vivos que a entristece perder mais um; neste caso a sua prima Hadley, amante da rainha dos vampiros de Nova Orleães.
Hadley deixou tudo o que tinha a Sookie, mas reclamar essa herança tem riscos elevados. Há quem não queira que ela vasculhe demasiado o passado e as posses da prima – nomeadamente uma pulseira valiosa que faz parte de um conjunto oferecido pelo rei vampiro do Arkansas à rainha do Louisiana, e que Hadley roubou e escondeu antes de ser assassinada.
Sookie tenta evitar um conflito diplomático entre os dois reis mas, mais uma vez, a sua vida está em perigo pois alguém fará qualquer coisa para a travar…

Opinião: Traição de Sangue é já o 6.º volume da Saga do Sangue Fresco, que conta até ao momento com 10 volumes. Por cá, não deveremos demorar muito a conseguir acompanhar as publicações originais, devido à assinalável rapidez com a que a editora Saída de Emergência tem publicado os volumes desta saga, com cerca de 3 meses de distância entre eles.

Este 6.º volume continua claramente na toada do anterior, com a protagonista Sookie a envolver-se cada vez mais no mundo vampírico e nas suas políticas e hierarquias, não deixando, como sempre, de se tornar numa espécie de íman de problemas e acabar, inevitavelmente, com mazelas físicas. Desta vez, Sookie tem de se deslocar a Nova Orleães para tomar conta dos bens da sua falecida prima, Hadley (que morreu enquanto vampira) e, ao mesmo tempo, dedica-se a desenvolver a sua relação com Quinn, o metamorfo que se transforma em tigre, e que já tinha aparecido no volume anterior. Ambos os acontecimentos trazem consigo vários problemas, cuja explicação acaba por ser muito menos simples do que parece à primeira vista. Este livro contém algumas informações interessantes relativamente a acontecimentos passados e também sobre a natureza de Sookie, que ajudam a explicar algumas questões que surgiram em livros anteriores e que pareceram algo exageradas/improváveis.

Quem tem vindo a seguir esta série certamente gostará de mais este volume, uma vez que contém os ingredientes que a tornam apelativa: uma protagonista com a qual o comum dos mortais se pode identificar e com um sentido de humor irresistível, uma sociedade muito interessante e um leque de personagens secundárias muito fortes. Uma série para continuar a seguir. 

Classificação: 7/10 – Bom

Livro n.º 62 de 2010


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.