[Lançamento] Novidades Sextante Editora

Corja maldita, Pedro Almeida Vieira (13 de Maio)

Na segunda metade do século XVIII, a todo-poderosa Companhia de Jesus vê-se envolvida pelo futuro marquês de Pombal no processo dos Távora, em França torna-se um alvo a abater pelos jansenistas parisienses e em Espanha é transformada em bode expiatório no rescaldo de um motim.
Em 1773 acabaria suprimida pelo papa Clemente XIV, após um conclave envolto em corrupção. Tudo isto se retrata neste livro.
Estamos então perante um romance histórico?
De acordo com o editor: sim, definitivamente.
Segundo o narrador, que se assume afinal como o verdadeiro autor: não, é uma crónica verídica.
Para a alma penada do padre Gabriel Malagrida, é uma reputada heresia; este livro deveria ser queimado… Queimado?! Não, guilhotinado… e jamais lido.
O (presumido) autor não confirma nem desmente.
Na dúvida, será uma cornucópia de criatividade e imaginação.

Nota: Este livro será lançado amanhã, dia 13 de Maio, pelas 19:00 horas, no espaço da Porto Editora na Feira do Livro de Lisboa. A sessão ficará a cargo de Helena Vasconcelos e Jorge Couto.

 

Homossexuais no Estado Novo, São José Almeida (20 de Maio)

Chega no próximo dia 20 de Maio a obra da jornalista São José Almeida, Homossexuais no Estado Novo. Este livro resulta de uma profunda e longa investigação sobre o tema e contém inúmeros depoimentos originais, alguns dos quais de protagonistas que autorizaram a sua identificação, integrando também depoimentos sobre casos que tiveram grande repercussão pública e sobre personalidades muito conhecidas e já desaparecidas. O livro será apresentado em Lisboa no próximo dia 20 de Maio, a partir das 18:30, no restaurante (piso 7) do El Corte Inglés. A apresentação estará a cargo de Teresa Pizarro Beleza e António Fernando Cascais.

Homossexuais no Estado Novo é uma primeira tentativa de abordagem ao que foi a realidade dos homossexuais em Portugal durante praticamente todo o século XX, ou seja, desde que a jovem Primeira República, enquadrada pela psiquiatria, coloca sob a alçada da lei os crimes contra a natureza até que estes o deixam de ser, em 1982. O que era ser homossexual em Portugal? O que é viver uma condição estigmatizada e estigmatizante, em que não há identidade, tão-só uma afectividade e uma sexualidade, quase sempre clandestinas?

mae-billboard

Sobre Célia

Tenho 38 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.