Autor: Randal Rauser
Título Original: Finding God in the Shack (2009)
Editora: Planeta
Páginas: 142
ISBN: 9789896570552
Tradutor: Paula Castro
Origem: Recebido para crítica
Opinião: É do conhecimento geral que, quando estamos perante grandes sucessos de vendas, surgem normalmente os livros “sucedâneos”, que pretendem analisar com mais detalhe o livro original e (porque não dizê-lo?) aproveitar-se um pouco do seu sucesso.
Este Encontre Deus na Cabana centra-se quase em exclusivo na análise da forma “inovadora” que William P. Young escolheu para representar o seu Deus e a Trindade. Compara-a e tenta integrá-la com as noções comuns e mais conservadoras, abordando temas como o modalismo (o facto de Deus, Jesus e o Espírito Santo serem apenas uma entidade), a omnipresença de Deus ou o seu poder evitar o mal.
Face à minha opinião sobre o livro original, não é de estranhar que tenha encarado esta leitura com algum cepticismo, movendo-me principalmente a curiosidade por conhecer (e tentar perceber) perspectivas de encarar o tema quase opostas à minha. A verdade é que o conteúdo do livro acaba por ser mais dirigido a crentes e a pessoas que tenham um conhecimento teológico relativamente aprofundado, apesar de a linguagem ser bastante acessível e de se notar a preocupação do autor em apresentar exemplos para aquilo que tenta explicar. Julgo que aborda alguns aspectos de discussão relevantes para os interessados, incluindo mesmo no final de cada capítulo várias questões para reflexão.
É um livro que recomendo a quem gostou de “A Cabana” e que pretenda aprofundar um pouco mais o que o autor pretendeu transmitir com esta “nova” abordagem ao tema da religião. Para os restantes, não me parece ser uma leitura essencial.
Classificação: 5/10 – Razoável
Livro n.º 17 de 2010