Autor: Juan José Millás
Título Original: Los objectos nos llaman (2008)
Editora: Planeta
Páginas: 235
ISBN: 9789896570569
Tradutor: Luísa Diogo e Carlos Torres
Origem: Recebido para crítica
Opinião: Juan José Millás é um consagrado escritor espanhol, que vê neste Os Objectos Chamam-nos publicada uma selecção dos seus melhores contos. O livro encontra-se dividido em duas partes: “As Origens” e “A Vida”, sendo que na primeira acompanhamos o crescimentos de várias personagens (por vezes repetidas de conto para conto?) e na segunda seguimos a sua vida em adultos. Contudo, como na maioria das vezes desconhecemos o nome dos protagonistas destas histórias, acabam por ser pequenos detalhes que nos permitem identificá-los como personagens encontradas anteriormente. A verdade é que, de um modo geral, o leitor é deixado à deriva no que a estas ligações diz respeito, uma vez que, no final de contas, o que o autor pretende é que o leitor experimente a vivência de situações incomuns e entre nestes mundos tão particulares.
Quando comecei a ler este livro, recordei-me de Pequenos Mistérios, de Bruce Holland Rogers, não só pela narrativa curta, mas também pelo surrealismo de algumas situações. Com o avançar da leitura, percebi que os dois autores possuem vozes diferentes: Juan José Millás dá muitas vezes um toque cómico às suas histórias, e garanto-vos que me ri a bom rir em várias delas.
Se tivesse de escolher o tema do livro, apesar dos seus contos tão diversos, talvez optasse por “a vida e a morte”, pois tanto uma como a outra são objecto de várias reflexões no meio do non-sense e do humor. Dificilmente se consegue parar de ler este livro: os contos ocupam duas, três páginas, na sua grande maioria, e apesar de não comporem nenhuma história em concreto, é grande a vontade de não sair destes pequenos mundos, tão únicos, criados pelo autor. É um livro que poderá ser lido de seguida, como eu fiz, ou pode-se ir lendo alguns contos avulsos no meio de outras leituras, para serem lentamente saboreados.
É justo dizer que adorei a “voz” de Juan José Millás e fiquei com imensa vontade de conhecer mais da sua obra. Pela minha pesquisa, o autor conta já com vários títulos publicados em Portugal, entre as editoras Temas & Debates, Quetzal, Presença e Planeta. Se procuram algo diferente, este livro é uma óptima escolha.
Classificação: 8/10 – Muito Bom