Questionário (XXVII)

Aqui vai mais um questionário, desta vez da Fernanda, a quem pedimos desculpa pela demora na sua publicação. Obrigado, Fernanda, por partilhares connosco as tuas opiniões!

 

1 – Como surgiu a ideia de criares um blog sobre livros?
Bem, pertenço a uma comunidade de livros (o Bookcrossing) onde cada exemplar de um livro tem a sua própria página, e todos os que o lerem (aquele mesmo exemplar) devem lá registar a sua opinião. Durante uns tempos mantive apenas um registo de todos os livros que lia com os links para as págs desses livros, mas acontecia que os livros que lia fora do Bookcrossing acabavam por não ter a minha opinião registada. Achei que era boa ideia criar um blog para assim ter aí tudo condensado.

 

2 – És uma leitora rápida? Quantos livros lês, em média, por mês?
Fast Reader, é o que o meu marido me chama! lol Mas a verdade é que, em comparação com algumas amigas minhas, não me posso considerar muito rápida.
No ano passado li 80 livros o que dá uma média de 1 livro e meio por semana.

 

3 – Qual é o teu livro preferido de sempre e porquê?
Não consigo dizer-te um livro apenas. Já autores, é complicado, quanto mais um único livro. Todos os anos consigo eleger 4 ou 5 livros de eleição (os que classifico com 5 estrelas no meu blog). E depois, acontece que ao reler recentemente livros que no passado me disseram muito e que mexeram muito comigo, os mesmos revelaram-se uma desilusão. Acho que à medida que crescemos como pessoas e leitores, os nossos gostos vão-se alterando, não concordas?

 

4 – O que te leva a identificares-te com uma personagem/história?
Esta é uma pergunta complicada de responder. 😉 Poderia dizer que posso me identificar com a maneira de ser de uma personagem, ou com uma história, por factos coincidentes com a minha própria vida, mas a verdade é que nem sempre essa identificação é assim tão linear.

 

5 – Género literário preferido e que livro recomendarias dentro do mesmo?
Romance ou policial, estou eternamente dividida entre os dois, por isso recomendo um livro que se enquadra exactamente no meio – “O Segredo da Casa de Riverton” de Kate Morton. É um romance com algum mistério à mistura que terminei a leitura esta semana (podem ler a sinopse junto com a minha opinião no meu blog).

 

6 – O que achas das adaptações cinematográficas de livros?
Normalmente, se leio o livro primeiro, desiludo-me, e quando vejo o filme acabo por não ler o livro. Acho que a única excepção a esta regra foi “O Perfume”. Li o livro – que continua a ser um dos meus favoritos – e quando saiu o filme, fiquei rendida.

 

7 – Qual é a tua opinião sobre os e-books?
Acho que lhe falta a magia de um livro, para além do que não dá jeito andar de portátil atrás para todo o lado como faço com os livros. Como fazia eu para ler nos semáforos? 😉
Por outro lado, e pensando um pouco no que se poupa, até que me agrada a ideia…

 

8 – Tens alguma ideia sobre o que deveria ser feito para aumentar os índices de leitura em Portugal?
Em primeiro lugar acho que o preço dos livros deveria baixar um bom bocado. Por outro lado não me importaria de ler mais livros de bolso, se houvessem publicações actuais e em condições. Para mim não faz sentido ir a uma livraria e ter de pagar uma novidade de uma autora estrangeira (por ex. Jodi Picoult) a 17 Euros e encontrar na mesma livraria a edição em inglês a 7 Euros – então a tradução é mais cara que a própria edição original? Por outro lado, se por acaso se justifica a diferença de valor por causa da tradução para português, então qual é o critério para justificar os preços exorbitantes das novidades de autores portugueses?
A indústria livreira, tal como qualquer outra indústria, existe para fazer dinheiro, é certo, mas a verdade é que o IVA dos livros a 5% parece beneficiá-los mais a eles do que a nós.
Outra medida que o estado podia instituir era uma espécie de benefício fiscal para a compra de livros, por ex. que fossem dedutíveis no IRS.

 

9 – A leitura é uma paixão que nasce connosco ou está mais dependente de factores externos (muitos livros em casa desde a infância, etc.)?
Acima de tudo acho que devemos ser bem encaminhados logo desde pequenitos… no entanto há pessoas com mais tendência para a leitura que outras. Mas sim, acho que a leitura é uma paixão que se cultiva.

mae-billboard

Sobre Célia

Tenho 38 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.