Autor: Toni Morrison
Título Original: A Mercy (2008)
Editora: Editorial Presença
Páginas: 137
ISBN: 9789722342384
Tradutor: Fernanda Pinto Rodrigues
Origem: Recebido para crítica
Opinião: Já vinha com alguma curiosidade para conhecer a obra de Toni Morrison, a primeira escritora negra a ser distinguida, em 1993, com o Prémio Nobel da Literatura, pelos elogios da crítica, um pouco por todo o mundo, e também, por exemplo, António Lobo Antunes, que se confessou admirador da sua obra no livro de entrevistas com João Céu e Silva; por isso foi com imenso interesse que comecei a ler A Dádiva.
Logo nas primeiras páginas somos conquistados pela sua escrita belíssima e ao longo do livro percorremos de forma encantadora a estória de uma escrava que é vendida, pela sua mãe, a um fazendeiro que iria mudar a sua vida.
O livro percorre ainda a história da América no século XVII, as divisões sociais e religiosas, entre os brancos e os negros, a escravatura, os ódios e amores de uma sociedade onde os negros são maltratados e vitimas de opressões e preconceitos vários.
É sobretudo um livro que cativa o leitor, onde se percorre as suas palavras belas, onde somos confrontados com algumas frases de cortar a respiração de tanta beleza nelas inseridas; reli algumas partes, apenas pelo prazer de ler uma escrita encantadora.
Apesar de ser pequeno, é um livro com uma grandiosidade imensa. Houve momentos em que andava indeciso entre ler depressa ou gozar com calma a leitura de páginas tão bonitas.
Toni Morrison ficará como uma escritora que quero imenso conhecer o resto da sua obra; se os seus romances tiverem o valor igual ou equivalente a este pequeno livro, então a autora americana será das melhores romancistas da história da Literatura. – Ricardo
Classificação: 9/10 – Excelente