Autor: João Tordo
Editora: Temas & Debates
Páginas: 201
ISBN: 9789727597406
Origem: Comprado
Opinião: Depois de uma intensa procura pelo primeiro romance da autoria de João Tordo, recentemente galardoado com o Prémio Saramago, à custa do seu excelente As 3 Vidas, não resisti muito tempo e dediquei-me à sua leitura com o mesmo sentimento de admiração e prazer que tenho ao ler as suas obras. Apesar deste ser o seu primeiro romance, a escrita de João Tordo demonstra uma enorme maturidade, se bem que aqui as suas influências literárias sejam mais “claras”. No entanto, é também aqui que começa a ser construída a “voz própria” dos seus romances, com alguns elementos comuns a todos eles.
Desde os elementos fantásticos, à boa medida dos livros de Edgar Allan Poe, a grande influência literária do autor português, às descrições quase cinematográficas, à boa maneira de um Paul Auster, passando pela enorme envolvência que coloca na história, levando a que o leitor não queira parar de o ler, e terminando na forma muito bem escrita, são todos elementos comuns aos 3 romances deste autor português.
A história versa sobre um homem, marcado pela solidão e pela perda dos seus familiares, que resolve escrever “antes que venha a morte”, começando a observar pela janela os seus dois vizinhos. E é então que começa a surgir, para mim o seu grande ponto forte: dentro dessa história, o homem cria histórias sobre essas pessoas, originando uma espiral de acontecimentos fantásticos, que irá terminar no fim como se de um puzzle se tratasse.
Espero ansiosamente o seu próximo livro. Definitivamente, João Tordo é dos melhores contadores de estórias portugueses, e, continuando assim, irá confirmar-se como um dos grandes romancistas do futuro. – Ricardo
Classificação: 8/10 – Muito Bom